Manifesto pela Democracia, pelo Direito Social à Informação e pela Liberdade de Expressão

24/10/2018

 

 

A defesa da democracia e dos direitos humanos são princípios que norteiam a ética jornalística. Diante da atual conjuntura das eleições presidenciais,o Curso de Jornalismo da UFC se manifesta contrário às crescentes ameaças e ataques contra a diversidade, contra o direito social à informação e contra liberdade de expressão.

 

Defendemos o debate público, orientado pela participação e pelo respeito à alteridade de ideias, de opiniões e de posições políticas. A violência, seja simbólica seja física, impede o ambiente necessário para o diálogo. O preconceito e a discriminação de cor, raça, credo ou orientação de gênero obstaculizam a diversidade imprescindível para a democracia.

 

O direito social à informação, por sua vez, garante a pluralidade dos fatos noticiados que devem subsidiar as argumentações públicas. Notícias falsas comprometem não só o debate público, mas a democratização da sociedade. Repudiamos, desta forma, os ataques contra à diversidade, à qualidade da informação e à liberdade de expressão, pilares inarredáveis da democracia. 

 

Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

© 2017 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

 

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round