Debate sobre assessoria de comunicação política dá início à evento do curso de Jornalismo da UFC

20/6/2018

Emilia Augusta, assessora do político Inácio Arruda, e Oceli Lopes, assessor do partido PSDB/CE debateram, no Auditório Raquel de Queiroz, no Centro de Humanidade II, nessa terça-feira (19), o papel da assessoria de comunicação nas eleições de 2018. Eles contaram sobre suas próprias experiências como assessores e deram muitas dicas aos alunos sobre a profissão.

Em relação à campanha das próximas eleições, Emilia afirma existir uma incógnita. Não se sabe ainda qual será o seu planejamento de comunicação, mas ela afirma que as mídias sociais terão uma grande importância. “A internet, hoje, é fundamental. Ela é a base do nosso trabalho”.

Ela reforça a importância de conhecer bem o assessorado, ter um bom contato com as redações, saber o que é relevante para a grande mídia. E também compartilhou sua experiência com o fracasso da campanha de Inácio Arruda para prefeito de Fortaleza. “A derrota ensina”, afirma.

Em sua fala, Oceli incentivou aqueles que pretendem seguir o caminho da assessoria de imprensa a tentarem adquirir experiências no maior número de redações e veículos possíveis. O assessor também falou sobre a importância de estar sempre antenado no que os veículos estão falando sobre o seu assessorado e saber detectar as crises com antecedência. “Você tem que partir na frente”.

No final, responderam perguntas dos presentes no local a respeito de negociação salarial,credibilidade do assessor de imprensa, gestão de crise, como se tornar um assessor político e como lidar com as fake news.

O evento Seminário de Assessoria de Comunicação (SEMASCOM) foi organizado pelos alunos da disciplina de Assessoria de Comunicação com a orientação do professor Ismar Capistrano e terá continuidade no dia 20 de junho, com o tema “A construção da imagem no esporte cearense”. Os convidados que irão participar da mesa são: Allana Alves, assessora do Basquete Cearense, Wilson Medeiros, assessor do time cearense Floresta e Lenilson Santos, assessor do Ferroviário.