Coordenação alerta para as medidas preventivas contra a H1N1

3/5/2018

Estudantes e professores/as do curso estão sendo orientados sobre os cuidados preventivos para evitar a gripe H1N1. A primeira recomendação é procurar o serviço de saúde no momento que apresentar qualquer um dos sintomas, como febre alta, tosse, dor de cabeça, espirros, fraqueza, coriza e congestão nasal. Além de procurar o tratamento médico, quem sentir esses sintomas deve evitar ficar em ambientes fechados e não deve ir às aulas.

Outra orientação é o constante cuidado com a higienização das mãos, principalmente após espirros e tosses. As salas de aulas estão tendo as janelas diariamente abertas para facilitar a circulação de ar. A vacinação é outra medida que todos devem buscar, especialmente, os professores que estão no grupo prioritário.

Seguem as orientações preventivas do Portal do Ministério da Saúde:

* Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

* Utilizar lenço descartável para higiene nasal

* Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

* Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

* Manter os ambientes bem ventilados

* Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

* Evitar sair de casa em período de transmissão da doença

* Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)

* Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

* Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.