Estudantes de Jornalismo mapeiam pessoas em situação de rua

15/12/2017

 

Discentes do quinto semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, para as disciplinas de Jornalismo na Internet e Telejornalismo, trabalhos sobre pessoas que vivem em situação de rua na cidade de Fortaleza.

Os produtos são, respectivamente, um site e um Webdocumentário a respeito do tema. A equipe, formada por Caroline Rocha, Calebe Rodrigues, João Duarte, João Pedro Silva e Wanderson Trindade, escolheram trabalhar com o assunto há cerca de dois meses.

Mapa
Dentro do site, que ainda está sendo montado, os estudantes montam um mapa colaborativo de pessoas em situação de rua em Fortaleza. Sobre a orientação do professor Rafael Rodrigues, a ideia é garantir que o número é maior que os relatados por censos e pesquisas oficiais.

Para o censo da população em situação de rua, em 2014, 1.718 pessoas estavam nessa situação na cidade. Com a colaboração da sociedade civil para o mapa, os resultados podem demonstrar que o índice é maior, indicando famílias e indivíduos em diversos locais do município.

O esforço vale, ao menos, para que todos tenham ciência dos lugares onde, a noite, alguém estende o papelão e dorme. Visto que, durante o dia, essa população costuma ser mais dificilmente identificada.

Para ajudar o mapa colaborativo situando onde você sabe que vivem pessoas em algum ponto, basta acessar o link. É possível também escrever para um membro da equipe identificado um local: carolinegrocha@outlook.com.br; rscalebe@gmail.com; joduarte44@gmail.com; peedrobriand@gmail.com e wandersontrindade01@gmail.com.

“Esse registro é importante porque engaja as pessoas na causa da situação de rua. Se todo mundo ajudar, podemos provar que a internet pode servir para que quem quiser, possa ajudar essa população, que é vulnerável, e que pode estar tão perto”, garante a membro Caroline Rocha.

O produto final, que trata-se do site “Além do Papelão”, bem como o mapa colaborativo em sua versão final tem lançamento na próxima sexta-feira (15), durante a última aula das disciplinas.

Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

© 2017 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

 

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round