Alunas de Jornalismo publicam revista sobre coletivos feministas e combate à violência​ ​contra​ ​a​ ​mulher

19/10/2017

Projeto "Flor do Mandacaru" foi um dos agraciados pelo 9o Prêmio Jovem Jornalista
Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. A equipe cearense irá a São Paulo
no fim de outubro para apresentar a revista.

O resultado das dez propostas de pautas vencedoras do 9o Prêmio Jovem Jornalista
Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog, saiu no dia 20 de julho deste ano.
Dominick Maia, 17 anos, estava em Limoeiro do Norte (CE); Marcela Tosi, 23 anos, em
Fortaleza (CE); e Beatriz Rabelo, 18 anos, aproveitava uma semana de suas férias em
Salvador (BA). Não importava onde estivessem, o sentimento de alegria pela conquista era
o mesmo. As jovens se inscreveram quando ainda cursavam o primeiro semestre de
Comunicação Social - Jornalismo, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e, por isso, veio a surpresa quando descobriram que haviam sido selecionadas entre os 226 estudantes que
participaram e a felicidade por saber que o projeto de revista seria distribuído em diferentes
espaços de estudo e debate.

Foi no começo de 2017 que as estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), decidiram encarar o desafio de concorrerem ao prêmio motivadas pelo tema central "Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê". “Ficamos sabendo do concurso através do Facebook, que desafiava a desenvolver algum produto jornalístico que inspirasse a reflexão  sobre a violência contra a mulher. Como nós três tínhamos interesse nesse assunto e no próprio universo feminista em si, decidimos tentar e formamos a equipe.”, contou a estudante Dominick.

Com a orientação da professora Naiana Rodrigues, decidiram criar a revista Flor do Mandacaru, nome que resgata tanto a regionalidade quanto a resistência feminina do nordeste árido. A equipe optou, também, por fugir da perspectiva que mostra as dores das mulheres violentadas. Trazem uma publicação para jovens tendo os coletivos feministas como foco, acreditando que esses espaços, além de colocar a igualdade de gênero em pauta, dão suporte para as mulheres.

Leitoras e leitores encontrarão também dois perfis que tratam da transexualidade,uma entrevista com a delegada adjunta da delegacia de defesa da mulher, artigos de opinião e um ensaio fotográfico que tem como tema o empoderamento feminino. Os quase quatro meses que tiveram até a edição final do produto foram reservados para a organização das pautas, apuração dos dados, edição dos textos e diagramação da revista. Os dias passavam com uma rapidez cada vez mais urgente. Entretanto, tudo foi resolvido com muita paciência e diálogo entre as participantes e a professora orientadora. "Nós queríamos levar a ideia do coletivo para dentro da construção da revista também, por isso sempre procuramos tomar decisões que fossem aceitas entre todas. Até os textos foram construídos em conjunto", afirma Beatriz Rabelo.

Para as jovens, participar desse projeto foi uma experiência necessária e transformadora. “Trilhamos um caminho intenso e inspirador. Poder desenvolver um projeto experimental sobre tema tão importante, que diz tanto a todas as mulheres e logo no início do curso, me dá certeza do que quero fazer como jornalista”, conta Marcela Tosi.

O​ ​Prêmio
O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009, com o objetivo de oferecer a estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo, desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio.

Nos dias 30 e 31 de outubro, as jovens estarão em São Paulo para apresentação pública e para a cerimônia de diplomação dos 10 projetos selecionados, além da cerimônia oficial do 39o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.