PraxisJor capacita para a raspagem de dados de acesso público

26/9/2017

 

O Grupo de Pesquisa PraxisJor promove o Curso Raspagem de Dados. A formação, que ocorrerá das 9h às 17h do próximo dia 13 de outubro, capacitará para o acesso automatizado a dados públicos, demandados principalmente a partir da Lei de Acesso à Informação.

 

Através da programação em Python, os participantes poderão responder a perguntas como: quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo? Quais as escolas, em funcionamento, estão sem luz, água e esgoto? Quais os funcionários da USP que recebem um salário acima do teto?

 

O curso está dividido em duas partes:

1) dar noções de programação em Python;

2) usar essas noções para automatizar o acesso a Dados Públicos.

 

Serão realizados exercícios para que os iniciantes possam fixar melhor os conceitos, auxiliados por alguns monitores. O facilitador da capacitação será o professor Fernando Masanori da Faculdade de Tecnologia São dos Campos, graduado em Computação pelo IME-USP e mestre pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ele ministrou curso semelhante no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, no Curso Abril de Jornalismo e na Folha de São Paulo.

 

São ofertadas 20 vagas para estudantes, egressos, professores e técnicos do curso de Jornalismo e outras cinco vagas para outros cursos. Para inscrever-se, é necessário preencher o formulário até o dia 6 de outubro. A confirmação dos inscritos será divulgada no dia 9 de outubro.
 

Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

© 2017 Curso de Jornalismo da UFC. Criado com Wix.com

 

+55 85 3366.7710   |   coordenacaojornalismo@ufc.br

Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza - Ceará CEP 60020-180 

  • Facebook Black Round
  • Instagram Black Round