Projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFC realizará atividades voltadas para o audiovisual

28/8/2017

O Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe), projeto de extensão do curso de jornalismo da UFC, realizará, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Semana Gruppe - Fronteiras no Jornalismo Audiovisual. O evento, que acontecerá no bloco da Comunicação, do Centro de Humanidades, área II (Av. da Universidade, 2853 - Benfica), é gratuito e aberto ao público.
O objetivo do evento é proporcionar para os estudantes de jornalismo da UFC e das demais instituições de ensino um contato com o jornalismo audiovisual, através de oficinas, mesas-redondas, e exibição de produtos audiovisuais, com a participação de profissionais da área.

O Gruppe surgiu em 2010 dentro do Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação Social da UFC, o PETCom. O objetivo do projeto é oferecer aos estudantes um espaço para praticar, estudar, refletir e trocar experiências, proporcionando o convívio direto com a prática da
profissão, focado em produções de jornalismo televisivo e audiovisual.

Programação:
29/08​ - 19h: Lançamento da 13° edição do Conexões (produto audiovisual do Gruppe), Exibição do curta-metragem Narrativas de Fé (40min).
Debate “Perspectivas da narrativa jornalística em produções ficcionais e não-ficcionais”.
Local: Auditório da da História (CAEN)

30/08​ ​- 17h30min: Oficina de edição de vídeo com Sony Vegas

Local: ​Laboratório de informática do Curso de Jornalismo, 2° andar. As vagas da oficina serão ocupadas por ordem de chegada.

19h:

- Exibição do cobertura das ocupações realizadas na UFC em 2016;
- Apresentação dos documentários “Macroamores” (Jornalístas
Marcelo Monteiro e Carlos Eduardo Freitas), e "Co.nhe.cer - Histórias e Relações com a Educação de Jovens e Adultos em Fortaleza" (Jornalístas Larissa Wenia e Letícia Alves)

- Debate “Desafios enfrentados no mercado de trabalho e impactos das produções audiovisuais na formação do estudante”
Local: Auditório da Pós-Graduação em História (CH2, 1° andar)

31/08​ ​-
17h30min: Oficina de produção audiovisual para web
Local: Laboratório de informática do curso de jornalismo, 2° andar. As vagas da oficina serão ocupadas por ordem de chegada.
19h:

- Exibição do Mostra Tua Face, produto do gruppe;
- Exibição de produções audiovisuais em formato web.
- Debate ”Desdobramentos do audiovisual nas construções
jornalísticas contemporâneas”.