Cinco disciplinas optativas serão ofertadas na grade de 2017.2

17/7/2017

As matrículas para estudantes veteranos começam no 31 de julho e seguem até 2 de agosto, através do Sigaa. Conforme o calendário acadêmico, as turmas serão divulgadas no dia 28 de julho, mas o curso de Jornalismo antecipa abaixo a grade de horários por semestre.

As disciplinas optativas ofertadas, em 2017.2, seguem com uma breve descrição. Para concluir o curso, é necessário realizar, ao menos, 320 horas/aulas de optativas que equivalem a 5 disciplinas de 4 créditos.

Jornalismo e Literatura: o objetivo da disciplina, ministrada pela professora Ms. Gabriela Ramos, é perceber a relação do jornalismo com a literatura, suas ligações na perspectiva teórica e histórica, partindo do desenvolvimento da imprensa, com enfoque no século XIX. Será observado o surgimento dos gêneros folhetim, conto, ensaio e crônica nos impressos, a atuação dos escritores nos periódicos e o envolvimento dos jornalistas na vida literária no decorrer dos séculos XIX e XX. Ainda serão discutidos o distanciamento dos dois campos e a influência da literatura na prática jornalística.

Jornalismo Internacional: A disciplina, lecionada pela professora Dra. Maria Érica, apresenta os principais aspectos do Jornalismo internacional no contexto histórico da geopolítica, práticas e rotinas jornalísticas. A partir do cenário internacional, introduzimos as dimensões conceituais desta área de conhecimento: questões globais, discursos da mídia internacional e produção. Há elementos básicos que vão possibilitar a compreensão do Jornalismo internacional como campo teórico, histórico, atividade técnica, fluxos de informação e fato social inseridos na Sociedade.

Comunicação Pública: Os debates sobre a liberdade de expressão e a qualificação da produção dos meios de comunicação, principalmente aqueles em funcionamento sob a outorga de concessões públicas, enseja uma discussão sobre a comunicação pública. Para além do estatal-governamental e do privado-empresarial, que conceitos e procedimentos definem a comunicação pública? A ideia da disciplina, ministrada pelo prof. Dr. Edgard Patrício, é fazer essa discussão tratando de temáticas como liberdade de expressão, liberdade de imprensa, institucionalidade estatal da comunicação pública, políticas públicas de gestão da comunicação, lei de acesso à informação, jornalismo público. A disciplina se estrutura em dois momentos. O primeiro, mais conceitual, com estudos de textos e participação de profissionais nas discussões. O segundo, vamos realizar análises de produção jornalística envolvendo os conceitos de jornalismo público.

Leituras Supervisionadas: leitura e discussão textos guiadas pela prof. Dra. Maria Aparecida (Cida).

Oficina de Fotografia: práticas de fotografia orientadas pelo prof. Dr. Elian Machado.