VIII Semana de Jornalismo da UFC começa na próxima terça (16) e traz Jornalismo Cultural como tema

12/5/2017

O Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a VIII Semana de Jornalismo, abordando variados aspectos relacionados ao Jornalismo Cultural. O evento, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, conta com oficinas, mesas e exposições. Realizada em parceria com a coordenação do Curso de Jornalismo no Centro de Humanidades II da UFC, a programação é gratuita e aberta ao público.

Buscando a promoção de um intercâmbio de experiências entre profissionais do mercado, pesquisadores e estudantes, os debates da Semana de Jornalismo são pautados por questões pertinentes à prática jornalística e por análises da profissão. O evento é anual e, a cada edição, uma temática é escolhida.

Para tratar de Jornalismo Cultural, a Semana de Jornalismo oferece espaços que abordam, entre outras coisas, a relação do jornalismo com os produtores de cultura, as políticas públicas culturais e a assessoria de comunicação para eventos culturais. Nesse sentido, estarão presentes convidados como Ronaldo Salgado, jornalista e ex-professor da UFC e Magela Lima, ex-secretário de cultura da cidade de Fortaleza.

VIII Semana de Jornalismo (SEJOR)

Dia 16 de maio (terça-feira)

16h às 18h - Oficina de Resenha com Ronaldo Salgado
Local: Audiovisual da História (1º andar)

18h às 20h - Mesa “O que é o Jornalismo Cultural hoje?”, com Dellano Rios, Henrique Araújo e Henrique Rocha
Local: Auditório Rachel de Queiroz

Dia 17 de maio (quarta-feira)

15h às 17:00h - Oficina de Assessoria e Produção Cultural com Bebel Medal e Maíra Suspiro
Local: Audiovisual B - Jornalismo (2º andar)

17:30 às 19:30h - Mesa “Do outro lado do balcão”, com Ari Areia, Felipe Araújo e Mona Gadelha
Local: Auditório da Pós-Graduação da História (1º andar)

Dia 18 de Maio (quinta-feira)

16h às 18h - Mesa “Modelos alternativos de Jornalismo Cultural”, com Clara Dourado e Gabriela Dourado do Blog “Desenroladas” e Thiago Siqueira do Cinema com Rapadura.
Local: Auditório da História (Prédio CAEN)

18h às 20h - Masterclass “Políticas Públicas Culturais”, com Magela Lima
Local: Auditório da História (Prédio CAEN)

VIII Semana de Jornalismo da UFC