top of page
20SPBJOR - Assinatura Visual_20SBPJOR - COVER S.png
início      programação      notícias      local      hospedagem      cultura

cultura

vale a pena conhecer | praias | COMPRASrestaurantes | bares e baladas 

Fortaleza é a capital do Ceará e a quinta maior capital do Brasil, com 2,6 milhões de habitantes. É conhecida como a Terra da Luz, não pelo sol e o calor presentes em cerca de 230 dias do ano, mas por ter sido a primeira província brasileira a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. Berço do melhor humor do Brasil, do baião-de-dois, das rendas de bilro e de uma rica cultura, Fortaleza também se destaca pelo povo criativo e acolhedor e pelas belezas que fazem dela o quinto destino turístico do Brasil.

A seguir, apresentamos algumas atrações de nossa cidade, com destaque para equipamentos artísticos e culturais, gastronomia e atrações naturais. Veja as atrações no mapa que preparamos.

 

O Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) apoia a realização do 20º SBPJor e disponibilizou ônibus para um passeio turístico com os congressistas no dia 12 de novembro. Mais detalhes, assim como o formulário de inscrição, podem ser consultados aqui

Horários, meios de contato e outras informações apresentadas aqui podem sofrer alterações, a critério dos estabelecimentos, sem aviso prévio. Recomendamos consultar as páginas/perfis oficiais dos locais.

vale a pena conhecer

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

O complexo cultural é assim nomeado em homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar, que é referência na luta abolicionista no Estado. Construído em uma antiga área portuária de Fortaleza, possui 14,5 mil metros quadrados e abriga equipamentos como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo, o Teatro Dragão do Mar e o Cinema do Dragão, além da Praça Verde, onde são realizados shows e apresentações culturais.

Endereço: R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

Horário de funcionamento: verifique os horários dos equipamentos que compõem o complexo em: http://www.dragaodomar.org.br/protocolos.

 

Biblioteca Estadual do Ceará (BECE)

Criada em 1867 e reaberta, após reforma pelo Governo do Estado, em 2021, possui acervo de cerca de 100 mil obras, salas de leitura, setor infantil, setor de obras raras, dentre vários outros espaços abertos ao público.

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Centro.

Horário de funcionamento: terça à sexta: 9h às 20h / sábado e domingo: 9h às 18h

Contato: (85) 3101.2545 / bece@secult.ce.gov.br

 

Theatro José de Alencar

Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Além de atração arquitetônica, oferece uma seleta programação cênica e uma diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas no eixo central de Fortaleza. Possui visita guiada, que permite conhecer a história do equipamento.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525, Centro.

Contato: (85) 3101-2583 / tja.comunica@gmail.com

Teatro Municipal São José

Criado como alternativa mais popular ao imponente Theatro José de Alencar, hoje é gerido pela Prefeitura e busca cumprir a função de teatro municipal de Fortaleza. Foi reinaugurado em 2018, após uma reforma que reabilitou a beleza de suas estruturas e elementos decorativos. Fica bem próximo ao Centro Dragão do Mar.   

Endereço: R. Rufino de Alencar, 299, Centro.

Contato: (85) 3105-1312

Casa José de Alencar

A Casa de José de Alencar é um centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará. Funciona no sítio Alagadiço Novo, em sete hectares do que restou da antiga propriedade do senador José Martiniano de Alencar. Este espaço cultural tem importante simbologia pois foi onde nasceu o maior romancista brasileiro, o escritor José de Alencar, em 1829. A casa na qual Alencar nasceu e viveu é o ponto alto da visitação.

Endereço: Av. Washington Soares, 6055, José de Alencar.

Horário de funcionamento: de segunda às sextas-feiras, das 8h às 17h; sábado, de 8h às 12h.

Contato: (85) 3366-9276 / casajosedealencar@ufc.br

Museu de Arte da UFC (MAUC)

Um dos principais equipamentos culturais da UFC, o MAUC reúne mais de 7 mil obras, distribuídas em cinco salas permanentes, que homenageiam importantes artistas cearenses: Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela. O museu conta, ainda, com a maior coleção de xilogravura de cordel do Brasil.

Endereço: Av. da Universidade, 2854, Benfica.

Horário de funcionamento: de segunda às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato: (85) 3366-7481 / @museudeartedaufc (Instagram)

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Reinaugurado em 2022, preserva e difunde a memória audiovisual do Estado. O acervo é composto por discos; imagens fotográficas de Fortaleza, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e artistas populares; filmes de diretores cearenses, além de cordéis, partituras e outros objetos que contam a história do Estado. Além de muitos laboratórios e estúdios, conta com ambiente para pesquisa e diversos espaços expositivos e pedagógicos.

Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles

Horário de funcionamento: quinta a domingo das 13h às 20h 

Contato: mis-ce@institutomirante.org

Espaço Cultural Unifor

Localizado no campus da maior universidade particular do Estado, o Espaço costuma sediar grandes mostras de arte e exposições de caráter histórico, em geral valendo-se do acervo da família Queiroz, mantenedora do equipamento. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Endereço: Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz

Horário de funcionamento: terça a sexta, de 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h

Contato: (85) 3477.3319 / espacocultural@unifor.br

Complexo Cultural Estação das Artes Belchior

Instalada no conjunto de prédios e galpões pertencentes à antiga Estação Ferroviária João Felipe, a Estação das Artes tem cerca de 67 mil metros quadrados e comporta as seguintes estruturas: o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Museu Ferroviário, o Centro de Design e as novas sedes da Secult-CE e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). O local ainda é equipado com áreas livres, arena de eventos e outros espaços de convivência, sediando eventos culturais gratuitos nos fins de semana.

Endereço: R. Dr. João Moreira, 532-560, Centro.

Horário de funcionamento: domingos, das 9h às 12h

 

Museu da Fotografia 

Localizado no boêmio bairro Varjota, o prédio do Museu, de cinco pavimentos, possui um dos maiores acervos fotográficos do País, reunindo mais de 3.500 obras. Além da área de exposição permanente, possui espaços de exposições temporárias, sala multiuso, café, biblioteca e muito mais.

Endereço: R. Frederico Borges, 545, Varjota

Horário de funcionamento: terça a domingo, de 12h às 17h

Contato: (85) 3017-3661

 

Sobrado Dr. José Lourenço

Prédio tombado pelo estado do Ceará, em Fortaleza, que abriga um espaço cultural de múltiplo uso. Considerado o primeiro prédio de três pavimentos de Fortaleza, construído na segunda metade do século XIX, é um espaço cultural que abriga salas para exposição, auditório e café.

Endereço: R. Major Facundo, 154, Centro

Horário de funcionamento: terça a sexta, de 9h às 16h; sábado, de 9h às 13h

Contato: (85) 3101-8826 / sobrado.3107@gmail.com

Passeio Público - Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Seu nome atual foi definido em 11 de janeiro de 1879 pela Câmara Municipal de Fortaleza. Hoje abriga o Café Passeio, restaurante concorrido aos fins de semana.

Endereço: R. Dr. João Moreira, s/n, Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia)

Horário de funcionamento: integral

Praias

Fortaleza é banhada por cerca de 25km de mar do Oceano Atlântico, cujas águas se apresentam na costa alencarina em temperatura morna, tons esverdeados e ondulações enérgicas — nas palavras de outrem, verdes mares bravios. Grande parte da zona hoteleira da cidade está defronte ao mar (em vários pontos mantido à distância por aterramentos e espigões), nos bairros do Meireles, Praia de Iracema, Mucuripe e Praia do Futuro. Mas há muito mais a explorar. Antes de tudo, municie-se do kit básico para ir à praia em Fortaleza:

  • Boletim de balneabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: indica quais praias estão próprias para banho;

  • Tábua de marés: possibilita planejar idas à praia em melhores horários para banho, na maré baixa;

  • Protetor solar, óculos escuros, chapéu e hidratação: aliviam o sol e o vento que não dão trégua durante quase todo o segundo semestre; 

  • Disposição e força no martelinho: requisitos para quebrar caranguejos cozidos inteiros e retirar deles deliciosa carne — um ritual tipicamente cearense que se atualiza, diariamente (principalmente às quintas!) em barracas de praia e restaurantes.

Praia de Iracema e Poço da Draga 

Praias urbanas contíguas ao Centro de Fortaleza, têm grande movimento de pessoas e testemunham a efervescência dos bares, restaurantes, lojas e casas de show da região. Aos fins de semana, locais como a praia dos Crush, no miolinho de Iracema, são disputados palmo a palmo por jovens em busca de sol e fervo. 

Meireles e Mucuripe

Trechos de praia escoltados pela Avenida Beira-Mar e por arranha-céus, concentram paradas obrigatórias, como a Feirinha da Beira-Mar e o Mercado dos Peixes. Esse pedaço da orla passou por recente revitalização, contando com nova estrutura de barracas, espaços para atividades físicas e outras melhorias. 

Praia do Futuro

Na porção leste de Fortaleza, essa praia se estende por cerca de 6km, praticamente em linha reta, e com uma larga faixa de areia. Aqui estão instaladas as megabarracas que são uma das marcas registradas de Fortaleza: verdadeiras centrais de serviços que incluem restaurante, playground, lojas e cuidados pessoais, entre outros. Todo esse conforto tem um custo, refletido nos altos preços, para os padrões locais, praticados nesses estabelecimentos. 

Sabiaguaba

Uma das visões mais marcantes da natureza na capital cearense está aqui: o encontro do rio Cocó com o mar, uma duna móvel e uma insólita rodovia perturbando o equilíbrio. Um bom ponto de apoio é o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, inaugurado há poucos meses, no qual se fixam os comerciantes locais e de onde se pode realizar passeios de barco. Atravessando a ponte sobre o Rio Cocó, o visitante estará numa das extremidades da Praia do Futuro.

Fora da cidade

Nas cercanias de Fortaleza, há praias que conciliam a estrutura da orla urbana e o senso de liberdade do litoral mais longínquo. Cumbuco (litoral oeste) e Porto das Dunas (litoral leste) são exemplos de praias com esse perfil. Seguindo estrada afora, é possível chegar em praias como Taíba, Flecheiras e Lagoinha (litoral oeste) ou Morro Branco, Fortim e Canoa Quebrada (litoral leste). Há passeios que podem ser contratados para levar a algumas dessas praias, além de outras mais distantes, como a lendária Jericoacoara. Convém calcular o tempo de deslocamento e o desgaste da viagem.

 

compras

A visita a Fortaleza não se completa sem uma lembrancinha típica. De artesanatos a castanhas de caju, passando por trajes de banho e mesmo peças de assinatura, é possível encontrar uma grande variedade de itens nos mercados e feiras tradicionais da cidade.

Centro de Turismo do Ceará

O Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) concentra lindos produtos artesanais, castanha de caju a preço razoável e, de quebra, permite conhecer o novo (e muito bonito) Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, que fica logo do lado — outras atrações ficam a uma caminhada de distância. O prédio, que data de 1850, também possui grande valor arquitetônico, tendo sediado uma cadeia pública em seus primeiros anos. 

Endereço: Rua Senador Pompeu, nº 350 - Centro. 

Horários: segunda a sexta-feira, de 8h às 18h / sábado de 8h às 16h / domingo de 8h às 12h 

Contato: (85) 3452-3020

Central de Artesanato do Ceará

Reinaugurada após reforma em 2021, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é visita obrigatória para quem busca peças artesanais, com garantia de autenticidade e movimentação da cadeia produtiva dos pequenos artesãos, de todas as regiões do Ceará. No local é possível encontrar desde as peças mais conhecidas, como as garrafas coloridas, até outras de característica mais exclusiva. É possível comprar online.  

Endereço: Av. Santos Dumont, nº 1589 - Aldeota. 

Horários: segunda a sábado, de 9h às 19h.

Contato: (85) 99407-4260 (WhatsApp)

Mercado Central de Fortaleza

A meca das compras turísticas (e também não-turísticas) em Fortaleza possui vários andares onde é possível encontrar um sem-número de boxes, e dentro desses uma enormidade de itens. Se intitula o maior mercado de artesanato do Brasil.  Nessa visita, vale uma passada na Travessa Crato, a poucos metros, que concentra lojas de rua com itens utilitários e artesanato de encher os olhos, bem como um dos estabelecimentos/bares mais bacanas de Fortaleza, o Raimundo do Queijo.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, nº 199 - Centro

Horários: segunda a sábado, de 9h às 17h / domingo, de 8h às 13h.

Contato: (85) 99407-4260 (WhatsApp)

Feirinha da Beira-Mar

Ainda com cheiro de nova por conta da recente reforma (parte das obras de revitalização da Beira-Mar de Fortaleza), a Feirinha tem como um dos atrativos sua localização privilegiada, defronte à praia. A variedade de produtos é semelhante a de outros mercados, como o Central. A dica é ir às compras com o dia caindo, para ganhar um belo pôr-do-sol de brinde.

Endereço: Av. Beira-Mar, s/n - Meireles 

Horários: todos os dias, das 16h às 22h.

Contato: (85) 98769-8445 / @feirinhabeiramarfortaleza (Instagram)

restaurantes e cafés

benfica e adjacências

Alimentação na UFC

As cantinas do Campus do Benfica servem lanches e almoço. No Centro de Humanidades II, temos as cantinas da Tia Cleide (prédio do Curso de Jornalismo) e do Will (Curso de Psicologia). Outras estão espalhadas pelos demais blocos. A poucos passos, outras opções estão disponíveis, como a Livraria Lamarca e o Descoberta Café (endereços a seguir). 

Praça de alimentação do shopping Benfica 

Endereço: Rua Carapinima, nº 2200, Benfica.

Horários: segunda a sábado - 10h às 22h / domingo: 11h30min às 22h.

Contato: (85) 3243.1000 

 

Descoberta Café

Endereço: Rua Waldery Uchôa, nº 3, Benfica.

Horários: terça a quinta - das 15h às 21h / sexta e sábado - das 15h às 22h / domingo - das 15h às 21h.

 

Livraria Lamarca

Endereço: Av. da Universidade, nº 2475, Benfica. 

Horários: segunda - de 10h às 17h / terça a quinta - das 10h às 22h / sexta e sábado - das 10h às 0h.

Aquitanda

Endereço: Rua Waldery Uchôa, nº 230, Benfica. 

Horários: terça a quinta - das 11h30min às 22h / sexta e sábado - das 11h30min às 23h / domingo: das 12h às 17h.

 

Culinária da Van

Endereço: Rua Waldery Uchôa, nº 260, Benfica.

Horários: quarta e quinta - das 11h às 15h e das 18h às 00h / sexta e sábado - 11h às 00h / domingo - 11h às 18h.

Contato: (85) 3046.8600

Mariscos Express

Endereço: Rua Monsenhor Liberato, nº 1784, Bairro de Fátima.

Horários: terça a sábado - das 11h às 15h30 / quarta a sábado - 18h30 às 22h30 / domingo - 11h às 15h30.

Contato: (85) 3393.6007 e (85) 98550.4186 (WhatsApp)

Restaurantes veganos e vegetarianos

O Benfica e arredores concentram alguns restaurantes veganos e vegetarianos com boa variedade de opções. 

Mandir

Endereço: Rua Padre Francisco Pinto, nº 257, Benfica.

Horários: segunda a domingo - das 11h às 14h30min 

Contato: (85) 3023.3563 e (85) 9148.4128

Malaguetta

Endereço: Rua Instituto do Ceará, nº 154, Benfica.

Horários: terça a sábado - das 10h30min às 14h30min 

Contato: (85) 98570.6782

Rango Verde (apenas delivery e retirada)

Endereço: Rua João Gentil, nº 207, Benfica.

Horários: segunda a sábado - das 11h às 14h 

Contato: (85) 98848.1578

Pachamama Cultural

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 2734, José Bonifácio. 

Horários: terça a sábado - das 17h às 23h 

Contato: (85) 99810.2734

cidade afora

Restaurante da Zena

Endereço: Rua Meton de Alencar, nº 549, Centro.

Horários: segunda a sábado - 10h30 às 14h30.

Contato: (85) 3226.3690

Centro Cultural Annapurna

Endereço: Rua Paracuru, nº 34, Centro.

Horários: quarta a domingo - 11h às 14h.

Contato: (85) 98888.8670

Cantinho do Frango

Endereço: Rua Torres Câmara, nº 71, Aldeota.

Horários: segunda a quinta - 10h às 16h / sexta e sábado: 10h às 22h / domingo - 10h às 19h.

Contato: (85) 3224.6112

Mar de Rosas

Endereço: Rua dos Tabajaras, nº 542, Praia de Iracema.

Horários: terça e quarta - 11h às 16h / quinta a sábado - 11h às 17h e 18h às 23h / domingo - 11h às 17h.

Contato: @nomarderosas (Instagram)

Centro das Tapioqueiras de Messejana

A tapioca é uma verdadeira instituição cultural nordestina e neste local, já na saída da cidade (a caminho das praias do litoral leste), é possível experimentar todo tipo de variações da receita. Nas imediações, no bairro Paupina, há outras tapioqueiras que permanecem em seus estabelecimentos originais — para quem deseja uma experiência ainda mas autêntica. 

Endereço: Avenida Washington Soares, nº 10425, Messejana.

Horários: todos os dias, de 6h30 às 23h

bares e baladas

Pitombeira Bar

Tradicionalíssimo bar ao ar livre nos arredores do Centro de Humanidades da UFC, o Pitombeira é um favorito de estudantes e boêmios do Benfica, seja pela informalidade do ambiente, seja pelos preços baixos.

Horários: segunda a sábado de 15h à 1h.

Endereço: Rua Padre Miguelino, nº 1505, Benfica.

Paraíba Bar e Paraíba Raiz

O sucesso do primeiro Paraíba, numa esquina em frente à residência universitária da UFC, transformou a marca numa espécie de rede, que atualmente tem dois estabelecimentos, a poucos metros um do outro. Na região, a alguns passos, há diversos outros bares em meio ao movimento da UFC e do IFCE, que ficam nos arredores.

Horários: segunda a sexta, de 15h à meia-noite / sábado e domingo, de 11hs a 1h (Paraíba Bar). Segunda a quinta, de 17h à meia-noite / sexta a domingo, de 17hs a 1h (Paraíba Raiz).

Endereço: Paraíba Bar - Rua Paulino Nogueira, nº 69, Benfica.

Endereço: Paraíba Raiz - Rua Paulino Nogueira, nº 96, Benfica.

Cantinho Acadêmico

Outro bar que é um verdadeiro patrimônio do Benfica, o Cantinho existe desde 1995 e segue como opção certeira para o happy hour, com música ao vivo e petiscos diversos, em meio ao movimento da Av. 13 de Maio. Destaque para a caricatura com artistas brasileiros que ocupa uma das paredes do local.

Horários: quinta a sábado até a meia-noite (bar); segunda a sábado, de 11 às 14 horas (self service). 

Endereço: Av. 13 de Maio, nº 2370, Benfica.

Bar Cultural Lions e Jegue's

Com a tradicional Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, à sua frente, o Bar Cultural Lions costuma concentrar pequenas multidões nas baladas que promove. A audiência é majoritariamente jovem. Subindo as escadas do mesmo prédio, o Jegue's oferece mais festa num bonito salão, com vista para a praça.  

Horários: quinta a sábado, de 19hs às 3h (Lions). Em dias de festa, consultar horários (Jegue's).

Endereço: Lions - Rua General Bezerril, nº 376 (térreo), Centro. 

Endereço: Jegue's - Rua General Bezerril, nº 373, Centro. 

Centro Frei Humberto -  MST

O Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto é um espaço de articulação e mobilização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em Fortaleza. Realiza uma concorrida feira cultural com produtos da reforma agrária e, em muitas noites de sexta-feira, pontualmente às 19h13, sedia uma festa de forró bastante movimentada.

Horários: segunda a sexta, de 9 às 17 horas (horário administrativo) / sextas, de 19h13 às 23hs (festa de forró) 

Endereço: Rua Paulo Firmeza, nº 445, São João do Tauape.

 

Mercado Cultural dos Pinhões

Em volta de um vistoso e centenário pavilhão de ferro vazado trazido da França — o Mercado dos Pinhões propriamente dito — funcionam diversos bares e restaurantes, como a Budega dos Pinhões e o Bar do Cazuza, que atraem um público heterogêneo. As noites costumam ser animadas por aqui, sobretudo quando há atrações musicais, que variam do forró ao samba.   

Horários: variados, conforme o estabelecimento.

Endereço: Praça Visconde de Pelotas, s/n, Centro.

Mauá Bar e Cozinha

Um amplo quintal recebe os clientes desse gastrobar, que abre e fecha cedinho, mas é bastante movimentado. Além do ambiente agradável, o Mauá cativa pelos bons produtos e atendimento de qualidade, a cargo de uma equipe trabalhada na diversidade racial e de gênero.     

Horários: quarta, de 17h às 23h / quinta e sexta, de 17h à meia-noite / sábado, de 16h à meia-noite / domingo, de 12h às 23h

Endereço: Rua Visconde Mauá, nº 3099, Dionísio Torres.

Motolibre

Casa de show na Praia de Iracema com uma programação musical alternativa. Incentivadora da cena cultural local, traz apresentações de grupos musicais de vários estilos: forró das antigas, samba, carimbó e outros.

Horários: quinta-feira, de 20h30 às 2h / sexta e sábado, de 20h às 3 horas.

Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, nº 299, Praia de Iracema.

Abaeté Boteco

Boteco charmoso com mesas num terreiro e diversas referências à Bahia na comida e na programação musical.  

Horários: terça a quinta-feira, de 18h à meia-noite / sexta, de 18h a 1h / sábado, de 15h a 1h / domingo, de 16h às 22h

Endereço: Rua Barão de Aracati, nº 2899, Joaquim Távora.

Deixe Comigo

Esse bar aposta em detalhes de um charme rústico e muitas penumbras para acentuar o clima de flerte, potencializado também pelo reggae que domina as caixas de som. Aqui, a rua é igualmente uma atração: noite adentro, fica tomada por uma pequena multidão.

Horários: quarta à sábado, de 21h às 3h.
Endereço: Deixe Comigo - Rua Castro Alves, nº 520, Joaquim Távora.

Mormaço

Quem não dá nada ao avistar o discreto portão de entrada desse bar vai se surpreender com o que há dentro: um local com decoração arejada e moderna, ótimos drinks e comida bem digna. Um dos bons bares de Fortaleza que abre às segundas.

Horários: segunda, de 18h à meia-noite / quarta e quinta-feira, de 18h à meia-noite / sexta e sábado, de 18h a 1h

Endereço: Rua Isac Meyer, nº 345, Aldeota.

Zelig e Let'z

Duas casas de drinks repletas de preparações autorais e clássicos. Enquanto o Zelig emula o requinte de um bar de hotel de algum lugar do passado, com direito a um deslumbrante balcão e muitos espelhos, o Let'z propõe uma experiência mais jovial e despretensiosa, numa casa aconchegante e mesinhas de madeira.

Horários: terça a quinta, de 18h às 23h / sexta e sábado, de 18h à 1h / domingo (brunch), de 8h às 15h (Zelig); terça a quinta, de 18h à meia-noite / sexta e sábado, de 18h à 1h (Let'z)
Endereço: Zelig - Rua Pereira Valente, nº 1168, Meireles.

Endereço: Let'z - Rua José Vilar, nº 3040, Dionísio Torres.

Bruta Flor

Uma vila de espaçosas casas no Meireles sedia este bar e outros estabelecimentos, como a pizzaria Vila Mosquito. Nas dependências do Bruta Flor, há uma interessante loja de vinis. A programação musical do local, por sua vez, segue na mesma linha: discotecagem com vinil e música brasileira são frequentes.       

Horários: quarta e quinta, de 18h às 23h; sexta e sábado, de 12h à meia-noite / domingo, de 12h às 16h

Endereço: Rua Antônio Augusto, nº 806, Meireles.

Simpatizo Amor de Bar

Este bar convive com outros estabelecimentos vizinhos num agradável pedaço da Aldeota, com pequenas ruas de calçamento que servem de refúgio para o intenso movimento dos arredores. O bar tem intensa programação cultural, com destaque para as atrações musicais.   

Horários: quarta e quinta, de 17h às 23h; sexta, de 17h à 0h30 / sábado, de 16h à 0h30 / domingo, de 12h às 18h

Endereço: Rua Sabino Pires, nº 6, Aldeota.

Bar da Mocinha e Teresa e Jorge

No limiar entre Iracema e Meireles, estes bares, a poucos metros um do outro, oferecem muito samba — registre-se que Fortaleza é uma cidade cheia de rodas e grupos de samba. Tal hora, o movimento extrapola as mesas e ganha as ruas. Dona Mocinha é uma personagem lendária da cena de Fortaleza, e o bar que leva seu nome tem 44 anos de existência. Já o Teresa e Jorge, apesar de bem mais recente, é igualmente concorrido — aí se incluindo muita paquera. O Teresa também é restaurante.  

Horários: sexta-feira, de 11h às 23h / sábado, de 11h às 23h / domingo, de 11h às 22h (Mocinha); quarta a domingo, a partir de 10h (Teresa e Jorge)

Endereço: Bar da Mocinha - Rua Padre Climério, nº 140, Praia de Iracema.

Endereço: Teresa e Jorge - Rua João Cordeiro, nº 540, Praia de Iracema.

escute nossa playlist

Entre um deslocamento e outro na cidade, um convite à produção musical autoral de Fortaleza e do Ceará. Em nossa playlist Sons de Fortaleza, você pode apreciar artistas cearenses reunidos numa seleção a cargo da comissão organizadora do evento.

 

 

Vale a pena
Praias
Restaurantes
Bares e baladas
Compras
20SPBJOR - Planos de Fundo_12JPJOR -FUNDO 01.png

locais de interesse

Utilize o menu retrátil à esquerda para visualizar os pontos de interesse no mapa
icone.png

redes sociais

  • Instagram
  • Spotify

realização

sbpjor.png
logo site 2 2017.png
ppgcom_ufc.png
praxisjor.png

apoio

sindionibus.png
FETAMCE-LOGO-COLOR.png
Logo Sindiute.png
logo alece.png
logo-sindjorce.png
logo prefeitura fortaleza.png
Sindifort Logo 1.png
bottom of page