top of page
Search

UFCA e UFC promovem o segundo debate da série Encontros Radiofônicos

O segundo encontro da série Encontro Radiofônico acontece no dia 05 de agosto de 2021, com tema: "Rádios Universitários e o compromisso com a ciência frente ao negacionismo". O evento é uma parceria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e  Universidade Federal do Ceará (UFC) começa às 19 horas.


O evento será transmitido pelo canal do YouTube do curso de jornalismo da UFCA e tem como foco principal debater o papel das rádios universitárias na difusão do conhecimento científico nestes tempos de pandemia. O negacionismo cresceu bastante, o movimento que duvida da ciência e coloca especulações acima de conhecimentos comprovados ganhou muita força. E o papel da rádio universitária neste contexto, qual é? Já que ela faz parte de uma universidade, como ela deve se contrapor ao negacionismo. No evento os professores, que trabalham com rádio universitária, irão apresentar  o papel das rádios universitárias no combate ao negacionismo.


O evento contará com a presença do professor da UFC e diretor da Rádio Universitária na cidade de Fortaleza Raimundo Nonato de Lima, e também com a professora Débora Cristina Lopez, presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). A mediação ficará com o professor Carlos Guerra (UFCA). Essa atividade é a continuação da série “Encontros Radiofônicos”. Ao longo dos meses de julho e agosto, os cursos de jornalismo da UFC e da UFCA, por meio das turmas de Radiojornalismo II (UFCA) e Oficina de Formatos Sonoros (UFC), vão realizar debates conjuntos para pensar a atualidade do rádio.

  

Conheça mais sobre os convidados:


Debora Cristina Lopez

-        Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

-         Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

-        Coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

-        Presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA).


Raimundo Nonato de Lima

-        Radialista, jornalista, professor do Curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).

-        Diretor da Rádio Universitária FM.

-        Mestre em Linguística, especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem.

-        Ex-Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

-        Radiojornalismo, inovação, convergência e teorias do jornalismo. Já atuou no jornalismo impresso, radiofônico televisivo.


bottom of page