Tira-dúvidas das matrículas (2022.2)

Com o início do semestre se aproximando, muita gente têm dúvidas sobre procedimentos de matrículas. Então vamos tentar esclarecer algumas questões:

1. Como é a matrícula em Estágio Supervisionado?

Para se matricular em Estágio Supervisionado, não basta fazer o pedido pelo Sigaa. É necessário também preencher um formulário disponível no site do Curso, jornalismo.ufc.br, no link Formulário Estágio Supervisionado (nos Atalhos), incluindo dados do local do Estágio. Uma das exigências é que o supervisor do estágio no local de trabalho seja formado em Jornalismo. Apenas após o preenchimento do formulário é que a matrícula em Estágio é efetivada pela Coordenação do Curso. A efetivação da matrícula em estágio não precisa acontecer durante o período regular de matrículas em disciplinas, podendo acontecer ao longo do semestre letivo, conforme consta no Calendário do Curso. Outras dúvidas sobre a realização do Estágio podem ser tiradas também no site do Curso, no link Tira-Dúvidas, também nos Atalhos.

2. Como é a matrícula em Atividades Complementares e em Atividades de Extensão?

Não é feita matrícula nesses dois componentes curriculares. Os estudantes que já tiverem realizado atividades compatíveis com as Atividades Complementares e/ou com as de Extensão devem apresentar comprovantes durante um período específico do semestre, que estará disponível no Calendário do Curso no semestre 2022.2. Os comprovantes são avaliados por comissões e, só depois disso, os créditos relativos a essas atividades são lançados no SIGAA. Quem não alcança a carga horária mínima estabelecida para essas atividades, não tem os créditos integralizados no histórico escolar.

3. Como é a matrícula em Planejamento de TCC (Prático e Monográfico)?

Ao contrário do aconteceu no semestre 2022.1, estudantes que vão cursar Planejamento de TCC Prático ou Monográfico terão que já definir o/a orientador/a e preencher um Termo de Compromisso de orientação de TCC, disponível no site do ICA (link https://ica.ufc.br/pt/http-ica-local-index-phpvarbusca_autorizado/tcc/). Após o preenchimento, o Termo precisa ser assinado pelo/a orientador/a e enviado para o e-mail sica@ufc.br, de acordo com instruções que ainda serão divulgadas. A entrega dos termos devidamente preenchidos e assinados deverá acontecer entre os dias 16 de agosto e 6 de setembro. Apenas após a entrega do Termo, a matrícula solicitada pelo SIGAA será confirmada.

4. Como é a matrícula em Elaboração de TCC (Prático e Monográfico)? E para os estudantes do currículo antigo, como é a matrícula em TCC 1 e TCC2?

O procedimento de matrícula para Elaboração de TCC Prático e Monográfico (currículo novo), TCC1 e TCC2 (currículo antigo) é idêntico ao explicado no ponto 3. É necessário preencher o Termo de Compromisso, pedir pro orientador assinar e depois enviar para o e-mail da sica@ufc.br, entre os dias 16 de agosto e 6 de setembro. Só depois disso a matrícula é efetivada.

5. Quero quebrar requisito. Como devo fazer?

Solicite a quebra de requisito para o e-mail da Coordenação (coordenacaojornalismo@ufc.br), inserindo seu nome completo, número de matrícula e uma justificativa para essa quebra. Os pedidos serão analisados pela coordenadora.

Por enquanto, é isso. Se tiver mais dúvidas, envie para o e-mail coordenacaojornalismo@ufc.br.