top of page
Search

Seminário Jornalismo Brasileiro: Perspectivas abre inscrições


O jornalismo vive um momento paradoxal. É verdade que ele perdeu o papel de mediador exclusivo da agenda pública e ainda tem sua credibilidade permanentemente posta em xeque com a produção desenfreada de desinformação. Saímos de um quase monopólio da imprensa, à distribuição de informação e opinião de forma direta, o que criou a chamada guerra das narrativas. Assim, uma das questões que surgem é como ter descrições possíveis da realidade que superem o ruído das narrativas baseadas na mera conquista de audiência.


O Seminário Jornalismo Brasileiro: Perspectivas pretende discutir como os ataques à institucionalidade do Jornalismo estão proporcionando uma revisão de seus procedimentos e práticas nas redações e também na sua base epistemológica. Do aperfeiçoando dos processos de checagem da informação, que aproximam o conteúdo de uma exigente e profunda investigação dos fatos, até o uso da transparência como ferramenta que humaniza a prática jornalística, essa passagem da mediação para a desintermediação também vem abrindo caminho para o Jornalismo incorporar a subjetividade do repórter na produção das narrativas, perceber os marcadores de raça, classe, gênero e territorialidade na composição das redações, na seleção e na construção das pautas.


Ao que parece, o momento adverso fez recair sobre o Jornalismo o irremediável papel de luta por uma sociedade brasileira igualitária, tanto no acesso como na produção do conhecimento. Sem esse princípio qualquer discussão será supérflua.


Durante 04 encontros, nos meses de Outubro, Novembro e Janeiro, essas perspectivas estarão no centro dos debates de pesquisadores e jornalistas que atuam nas redações dos grandes veículos da imprensa brasileira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui ou no link da bio do perfil do curso @jornalismoufc do Instagram. O certificado será emitido para os estudantes que comparecerem a no mínimo 03 aulas. A coordenação e mediação do Seminário Jornalismo Brasileiro: Perspectivas é da professora Isabel Andrade.


Acompanhe a programação do Seminário nas Redes Sociais do Curso de Jornalismo e também no nosso site.

bottom of page