Projeto de extensão CII discute greve nacional na Colômbia em evento internacional

O projeto de extensão Comitê de Imprensa Internacional (CII), vinculado ao Curso de Jornalismo, participa, nesta terça-feira (19), da III Semana Internacional Académica y Cultural da Fundácion Universitaria Los Libertadores da Colômbia (FULL). O CII fará parte da mesa do conversatório “Visão brasileira e colombiana: inovações e representações midiáticas sobre a greve nacional na Colômbia”. A mesa acontece, às 19 horas, com transmissão pela página do Facebook da FULL. O evento é aberto aos interessados, que podem se inscrever via formulário online.

As alunas extensionistas Beatriz Napoleão e Giovana Brito, e os professores Rafael Costa e Maria Érica, do Curso de Jornalismo da UFC, serão os representantes do projeto. A atividade resulta de discussões realizadas por extensionistas no CII com estudantes da disciplina Jornalismo Internacional, ministrada em 2021.1.

A mesa irá abordar a Greve Nacional da Colômbia pelo ponto de vista de veículos jornalísticos brasileiros e colombianos, bem como de manifestações registradas em redes sociais. Os protestos nacionais se iniciaram em abril deste ano e levaram às ruas pautas como o aumento de impostos e a reforma da saúde propostas pelo governo.

Cooperação internacional

A atividade partilhada entre os Cursos de Jornalismo da UFC e da FULL é o marco inaugural de uma parceria que deverá resultar na celebração de um convênio de cooperação, o que possibilitará o intercâmbio de recursos humanos e a realização de outros eventos acadêmicos bilaterais. O Curso de Jornalismo já possui, desde abril de 2017, memorando de entendimento firmado com a Illinois State University, o primeiro convênio desse tipo celebrado por iniciativa do Curso.