Para lembrar Gilmar de Carvalho

Updated: Apr 18, 2023

Neste 17 de abril, o curso de Jornalismo da UFC homenageia nosso querido Gilmar, que tanto colaborou com a formação de centenas de jornalistas e publicitários do estado do Ceará

Hoje, 17 de abril, o dia está bonito pra recordar com alegria e afeto do nosso querido professor Gilmar de Carvalho (1949-2021), grande intelectual com imensurável contribuição para o estado do Ceará e, de modo mais específico, para a cultura popular cearense.

De 1984 a 2010, Gilmar esteve em nossas salas de aula colaborando com a formação de centenas de jornalistas e publicitários que se formaram na Universidade Federal do Ceará. Um educador solidário, responsável por formar, também, dezenas de professores que hoje atuam na UFC e em tantas outras universidades do país e que carregam consigo os ensinamentos que Gilmar nos deixou.

Na condição de pesquisador, o sobralense foi responsável por mapear produções culturais e artistas cearenses por meio de pesquisa de campo realizada em quase todos os 184 municípios do estado de Ceará, resultando em mais de 50 publicações.

Muito mais do que um legado intelectual. Gilmar nos deixou um exemplo de ser humano comprometido, solícito e afetuoso.

Gilmar faleceu em 17 de abril de 2021, vitimado pela covid-19.

Confira a homenagem a Gilmar de Carvalho feita por professores do curso de Jornalismo da UFC: