Orientações para a matrícula 2020.2

Caros alunos,

O período de matrículas se aproxima e certamente surgirão muitas dúvidas, principalmente por parte daqueles que migraram para o currículo novo e suprimiram disciplinas no semestre passado.

Por enquanto, ao que tudo indica, as aulas serão mantidas no sistema remoto. À medida que for sendo possível, esperamos poder reabrir os laboratórios para permitir que aqueles que queiram possam usar os equipamentos da universidade para os estudos. Não há uma previsão de quando isso acontecerá.

Para evitar confusões, vamos a alguns esclarecimentos:

1. Alunos que suprimiram “Introdução às Técnicas Jornalísticas” terão que cursar duas disciplinas equivalentes: “Entrevista Jornalística” e “Planejamento e Apuração”

2. Alunos que suprimiram Impresso I (do currículo antigo) terão que cursar duas disciplinas equivalentes: “Gêneros e Formatos I” e “Jornalismo Impresso”. Essas duas disciplinas aparecerão com duas turmas cada, com datas diferentes.

3. Estudantes que suprimiram Jornalismo na Internet terão que cursar “Jornalismo Multimídia”. Serão duas turmas dessa disciplina.

4. Estudantes que suprimiram “Planejamento Gráfico” terão que cursar a equivalente “Design Editorial em Jornalismo”

5. Estudantes que suprimiram “Fotojornalismo I” terão que cursar a equivalente "Fotojornalismo".

6. Estudantes que deixaram de fazer “Radiojornalismo I” e “Telejornalismo I” terão que se matricular, respectivamente, em “Jornalismo Sonoro” e “Jornalismo Audiovisual”, que são equivalentes.

7. Estudantes que suprimiram “Epistemologias…” terão que fazer sua equivalente, “Pesquisa em Comunicação e Jornalismo”.

8. Estudantes que ainda precisam fazer “Informática e Comunicação” devem se matricular na disciplina equivalente “Ferramentas Digitais para a Prática Jornalística”.

9. Os que ainda devem “Ética e Legislação…” devem se matricular em “Deontologia do Jornalismo”, que é equivalente.

10. Alunos que precisam fazer “Cibercultura” podem se matricular em “Cultura e Linguagens das Mídias”, que é equivalente.

11. Alunos que devem Impresso II devem cursar “Gêneros e Formatos Jornalísticos II”

As datas de matrícula que constam no Calendário da UFC são as seguintes:

• 10 a 12 de novembro - período de matrícula curricular e institucional 2020.2 para alunos veteranos (via Sigaa e nas coordenações)

• 17 e 18 de novembro - ajuste de matrícula para alunos veteranos (via Sigaa e nas coordenações)

• 26 e 27 de novembro - matrícula em tempo real (via Sigaa)

Para mais informações sobre as disciplinas equivalente da nova matriz curricular, verificar em https://www.jornalismo.ufc.br/matriz-2020.

Dúvidas que forem surgindo durante o período de matrículas podem ser tiradas por email: coordenacaojornalismo@ufc.br ou secretariajornalismo@ufc.br.