Oportunidade de bolsa de extensão no Papocom

PapoCom é o primeiro podcast no Brasil voltado à discussão sobre as pesquisas que fazem a inter-relação Comunicação e Sociedade, produzido por um Programa de Pós-graduação em Comunicação. Os episódios são estruturados em forma de ‘roda de conversa’, para dinamizar o diálogo entre a(o)s participantes. A mediação é feita pelo professor Edgard Patrício, professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, do Instituto de Cultura e Arte. A produção conta com a colaboração do doutorando Bruno Balacó, do PPGCOM/UFC. A disseminação dos episódios é feita por diversos agregadores de podcasts, de escuta gratuita. Lançado em abril de 2020, o projeto tem a proposta de manter uma periodicidade semanal. Já foram produzidos 82 episódios, até novembro de 2021. Os debates contam com a participação de pesquisadora(e)s, profissionais e ativistas da área de Comunicação. Cada episódio tem, em média, uma hora de duração. Como iniciou sua produção já na pandemia da Covid-19, todos os episódios foram gravados a partir de sistemas de videoconferência. As redes sociais digitais do PapoCom já contam com mais de 1.000 seguidora(e)s, entre pesquisadora(e)s, professora(e)s, profissionais e estudantes da área de Comunicação, envolvendo Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas.

1. Estratégias de produção

A produção do PapoCom é semanal. Pode resultar em episódios ‘isolados’ ou série de episódios. O PapoCom também desenvolve formas diferenciadas de produção, podendo contemplar produções próprias ou produções em parceria com diversas instituições. A ideia é evitar a sobreposição de esforços, dentro do propósito da divulgação científica. Como na pandemia está ocorrendo a produção de muitas laives, pra discussão das mais diversas temáticas, entramos em parceria com as instituições promotoras para transformar os vídeos das laives em episódios de áudio do PapoCom. Como exemplos de parceria, produzimos episódios com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), numa série de 18 episódios; e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, numa série de 06 episódios.

2. Atividades da(o) bolsista

i) Elaboração de pauta, ii) Contato com a(o)s participantes, iii) Acompanhamento da gravação de episódio, iv) Edição de episódio, v) Registro do episódio, vi) Cadastro de episódio nas plataformas de distribuição, vii) Elaboração de release e card de divulgação, viii) Envio para as listas de divulgação e postagem nas redes sociais digitais, ix) Interação com ouvintes.

3. Dedicação da(o) bolsista

16 horas semanais.

4. Valor da bolsa

R$ 400,00 / mês, durante nove meses.

5. Documentos para a seleção (envio até 25 de março de 2022)

Histórico acadêmico e texto (máximo uma lauda) indicando o motivo do interesse pela participação na ação, enviados para edgard@ufc.br. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo mesmo email.

6. Critérios de seleção

i) IRA individual, ii) experiências em produção de podcast, iii) realização de disciplinas de produção sonora. Aceitam-se inscrições de estudantes do Curso de Jornalismo da UFC a partir do terceiro semestre.