top of page
Search

Opinião: "Vinte anos de pesquisa em defesa do Jornalismo"

Por Samuel Pantoja, jornalista, professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É presidente da SBPJor.


Neste artigo, Samuel Pantoja traz o histórico dos encontros da SBPJor

(foto: acervo pessoal)


Foi em novembro de 2003, na mística Universidade de Brasília (UnB), fundada por Darcy Ribeiro, que pouco mais de 100 pesquisadoras e pesquisadores em Jornalismo se reuniram para realizar o primeiro encontro nacional e fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).


Às/aos pioneiros, registro uma singela homenagem nominando aqui a primeira Diretoria Executiva: Elias Machado (UFBA, presidente), Luiz Gonzaga Motta (UNB, vice-presidente), Victor Gentilli (UFES, diretor administrativo), Eduardo Meditsch (UFSC, diretor científico) e Dione Moura (UNB, diretora editorial).


Hoje, quase duas décadas depois daquele gesto fundamental para qualificar a pesquisa em jornalismo no país, realizamos o 20º encontro sob um legado denso de centenas de artigos apresentados, livros publicados a partir destas contribuições à pesquisa e ao ensino da profissão.


A SBPJor reúne centenas de associados, cuja vitalidade se percebe nas seis redes atuantes: Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JORTEC), Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RADIOJOR), Rede de Pesquisa em Telejornalismo (TELEJOR), Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI), Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (RETIJ) e Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI).


Todos estes coletivos de pesquisa têm Coordenadas próprias para apresentação de artigos científicos nos encontros nacionais e articulam pesquisadores/as de dezenas de universidades públicas e privadas, no país.


A temática deste 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos” busca contemplar um olhar em retrospectiva, sobre duas décadas de profundas transformações no Jornalismo – como forma social de conhecimento e profissão. O evento acontece em Fortaleza (no Campus Benfica, da Universidade Federal do Ceará/UFC), de 8 a 11 de novembro.

bottom of page