Midiando abre inscrições para selecionar voluntários do curso de Jornalismo da UFC

O Midiando, projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), está com seleção aberta para selecionar estudantes de graduação no curso de Jornalismo como bolsistas voluntários no período letivo 2020.2. São seis vagas para alunos matriculados em qualquer semestre do curso.

Saber ler criticamente as informações em plataformas diversas, compreender os algoritmos e entender como aproveitar os recursos da internet de forma ética e consciente são algumas das habilidades ligadas à educação midiática. E foi com a proposta de disseminar práticas de letramento midiático que surgiu o Projeto Midiando.

A iniciativa é o trabalho final de duas disciplinas da nova grade do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC): Cultura e Linguagens das Mídias (ICA1415), ministrada em 2020.1 pelo professor Rafael Rodrigues, e Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos (ICA1414), liderada em 2020.1 pelo professor Ismar Capistrano. Ambas as disciplinas pertencem ao segundo semestre do novo currículo do Curso, implementado em 2020.1.

Como atividades dessas disciplinas, o Midiando desenvolveu posts, vídeos, reportagens e outros conteúdos de educação midiática para Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e site. A institucionalização do projeto tem o propósito de tornar perene a discussão sobre letramentos midiáticos no Curso.

Conheça os eixos do Midiando

Os três eixos que orientam o projeto são Educação e Ferramentas Digitais, Linguagem, Informação e Cidadania e Monitoramento e Crítica de Mídia. Enquanto o primeiro aborda pautas sobre o uso adequado dos recursos disponíveis na web, o segundo inclui temáticas como notícias falsas e termos do universo digital. Já no terceiro eixo estão contemplados assuntos como regulação da mídia, política dos algoritmos e uso de dados pelas empresas.

Confira o edital e se inscreva: https://bit.ly/3aTbDDg

Siga o Midiando nas redes sociais: https://linktr.ee/projetomidiando