Laboratório Multimídia publica especial “A dois metros – histórias não contadas da pandemia"

É lançado, nesta sexta-feira, 30 de outubro, o especial transmídia A dois metros — histórias não contadas da pandemia, resultado do Laboratório de Jornalismo Multimídia. O projeto se propõe a narrar histórias pouco abordadas sobre a pandemia de Covid-19 no Ceará. Por conta das medidas de distanciamento social, o processo de apuração teve de se adaptar ao remoto, sem perder a sensibilidade de ouvir, mesmo à distância.

Dez alunos de jornalismo participaram do trabalho, sob orientação do professor Pedro Vasconcelos. Cinco produtos trazem realidades menos evidentes durante a quarentena, mas que foram aproximadas do público pelo olhar dos repórteres. A experiência transmídia é composta por duas grandes reportagens multimídia, disponíveis no site do projeto; duas produções audiovisuais nos formatos documentário e minissérie, além de conteúdo exclusivo para o Instagram, publicados no perfil @adoismetros.

Veja mais detalhes de cada produção:

A pandemia não é democrática – reportagem sobre as diferenças sociais evidenciadas pela Covid-19 e as ações solidárias que se multiplicaram nos últimos meses;

Pandemia do outro lado do muro – reportagem longform que explica como a pandemia tem afetado quem habita, quem visita e quem trabalha nos sistemas prisional e socioeducativo do Ceará;

Epidemia silenciosa – documentário que discute as consequências do isolamento social para pessoas com diagnóstico de doenças mentais;

Depois da Máscara – série em vídeo sobre a temática “educação na pandemia”, na perspectiva de professores e de alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Instagram - a página do especial (@adoismetros) traz uma série de relatos de profissionais que não puderam parar as atividades durante a pandemia.