Informações sobre matrícula em Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória do Curso de Jornalismo que soma 200 horas, que devem ser cumpridas em dois semestres letivos. Para cursar a atividade, o estudante deve ser contratado por uma empresa/instituição para realizar um estágio, tendo a supervisão de um jornalista e realizando atividades relacionadas à prática jornalística, seja na produção de conteúdo informativo ou de assessoria de imprensa/comunicação.

Por isso, o estudante só deve se matricular na atividade de Estágio Supervisionado quando estiver estagiando. Para garantir isso, solicitamos que, além do pedido de matrícula via SIGAA, o estudante preencha um formulário disponível no site do Curso (www.jornalismo.ufc.br), com os dados do estágio. Só após o preenchimento deste formulário é que a Coordenação confirma a matrícula no sistema.

As atividades do estágio não têm aulas. As atividades são cumpridas no local de trabalho. O acompanhamento se dá por meio de duas reuniões (ao longo de todo o semestre) com os professores orientadores do estágio (avisadas com alguma antecedência e realizadas no início da noite), que, ao final do semestre, serão responsáveis por receber os documentos comprobatórios do estágio e por lançar as notas no sistema.

A matrícula em Estágio Supervisionado pode ser feita ao longo de todo o semestre, não precisa ser feita agora, no início das aulas. Para fazer a matrícula em Estágio fora do período regular de matrícula, o estudante deve preencher o formulário de Estágio que consta no nosso site e avisar, por e-mail, a Coordenação (coordenacaojornalismo@ufc.br), sobre o preenchimento, para que seja possível realizar a matrícula no SIGAA.

Aviso importante: é OBRIGATÓRIO que o estágio conte com um JORNALISTA no local de trabalho que assine o termo de estágio como supervisor. Não aceitamos estágios realizados sem a presença de um jornalista. Por isso é necessário preencher, no formulário do Estágio, o número do registro profissional do supervisor no local de trabalho.

Outro aviso: a Coordenação não “consegue” estágio para ninguém. O que a Coordenação faz é: 1. Anuncia vagas de estágio que chegam ao Curso (divulgamos no Instagram); 2. Solicita a espaços vinculados à UFC que abrem a possibilidade de realização de estágio voluntário não-remunerado (caso da Rádio Universitária e do Hospital Universitário Walter Cantídio), desde que os estudantes procurem previamente tais locais e recebam um ok das instituições.

Mais uma questão relevante: a carga-horária mínima do Estágio é obrigatória. O estudante que não cumprir ao menos 100 horas por semestre é reprovado. A carga-horária realizada a mais pode ser também aproveitada como Atividades Complementares.

Qualquer outra dúvida pode ser tirada pelo email coordenacaojornalismo@ufc.br.