top of page
Search

Histórias de migrantes em Fortaleza viram tema de livros defendidos no curso de Jornalismo

Updated: Nov 17, 2020

A produção de Daniel Rocha apresenta a trajetória de migrantes venezuelanos até chegar à capital cearense; já o livro de Victoire Adjalla tematiza o racismo e a xenofobia sofridos por estudantes de países africanos em Fortaleza e Redenção



Os relatos de refugiados venezuelanos em Fortaleza foram o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do concludente Daniel Rocha. O livro-reportagem “Eu tive que sair: a história de refugiados venezuelanos em Fortaleza” aborda a trajetória feita por esses imigrantes desde a decisão de sair do país de origem até chegar à capital cearense. O produto foi apresentado e aprovado na manhã desta sexta-feira (30), durante sessão remota.


O livro-reportagem traz a história de quatro famílias venezuelanos que moram em Fortaleza. Ao longo do texto, o autor relata a trajetória e as dificuldades enfrentadas por essas pessoas. Além disso, contextualiza a crise econômica e política da Venezuela por meio de especialistas. O trabalho teve orientação do professor Robson Braga. Já a diagramação foi feita pelo jornalista também formado pela UFC Eldo Pereira. As imagens são de autorias de agências, feitas pelo próprio autor e pelo jornalista Filipe Pereira.


“Eu tive que sair: a história de refugiados venezuelanos em Fortaleza” foi avaliado pela jornalista Isabel Filgueiras e também pela coordenadora do curso de Jornalismo da UFC Kamila Fernandes.


Acesse aqui o livro na íntegra.

Histórias de racismo e xenofobia



Na quinta-feira (29), foi a vez da concludente Ablavi Victoire Adjalla defender seu TCC. Intitulado Nós por Nós: relatos de racismo e xenofobia em Fortaleza e Redenção, o livro-reportagem denuncia episódios vividos por 19 estudantes de sete países africanos que vieram ao Ceará para cursar nível superior.


O livro está dividido em seis capítulo e foi escrito em duas línguas, português e francês, as duas línguas oficiais dos sete países de onde vêm os estudantes entrevistados: Angola, Benin, Cabo Verde, Congo, Guiné Bissau, Gabão e São Tomé e Príncipe O trabalho foi orientado pelo professor Robson Braga e defendido remotamente.

Apesar das medidas de isolamento social de combate à propagação do coronavírus, outros 20 estudantes do curso de Jornalismo da UFC defenderam seus trabalhos de conclusão de curso em formato virtual. Acesse aqui o livro na íntegra.

bottom of page