Encontro de jovens pesquisadores em jornalismo é destaque do primeiro dia de SBPJor

Programação híbrida teve como objetivo estimular a pesquisa

em jornalismo ainda na graduação

Por: Fernanda Filiú (UFC), Letícia Salviano Saraiva (UFCA) e Viviane Sousa (UFCA)

Edição: Giselly Corrêa, estudante de Jornalismo da UFC

Discutir o campo do jornalismo a partir dos olhares de quem está iniciando a trajetória acadêmica foi o principal objetivo do Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), realizado nessa quarta-feira, 9. Com programação híbrida, a tarde também contou com as sessões livres que abordaram desde a prática jornalística e questões teóricas até discussões de gênero, minorias sociais e representações midiáticas.

Iniciado às 14h, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), a JPJor reuniu jovens pesquisadores e ganhadores do Prêmio Adelmo Genro Filho. Na ocasião, foram discutidos temas como jornalismo político nas redes, o uso de memes no jornalismo digital, telejornalismo pós-pandemia, representação na mídia, jornalismo popular e comunitário, além de critérios de noticiabilidade.

Ao todo, seis estudantes de universidades apresentaram trabalhos de forma presencial. São eles discentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário IESB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Estudante do curso de Jornalismo da UFC, Beatriz Acioli apresentou o artigo “A discussão acerca dos critérios de noticiabilidade: notícias sobre celebridades publicadas no Instagram podem ser consideradas jornalismo?”, que tem como co-autores os discentes Pedro Henrique Lima dos Santos e Olivia Gonçalves Rodrigues.

Com orientação da professora Naiana Rodrigues, os alunos tiveram como foco o jornalismo nas redes sociais. Partindo de uma análise do perfil do Instagram do jornal cearense O Povo, refletiram se os conteúdos sobre vidas particulares de figuras públicas seriam ou não notícias jornalísticas.

“Essa vivência com outras pesquisas, outras pessoas, até nas ideias para próximos trabalhos é muito legal. Eu quero e espero continuar participando desses eventos porque é muito interessante”, afirmou Beatriz.

Beatriz Acioli (foto), aluna de jornalismo da UFC, apresentou trabalho no 12° JPJor . (Foto: Gruppe/UFC)

Doutorando e mediador das sessões presenciais, Matheus Lobo Pismel, avalia como essencial a abertura de espaços em eventos científicos para jovens pesquisadores em formação.

“É importante as pessoas da graduação terem essa experiência da socialização do conhecimento, de um evento acadêmico de pesquisa”, declarou Matheus. “Receber dicas, críticas, é uma bagagem que, quando ela estiver em um evento, se formando, ela vai se lembrar como um momento muito legal na vida dela”, finalizou Pismel.

Sessões livres

Como forma de discutir o jornalismo e seus rumos, o 12º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo conta com sessões livres que envolvem diferentes eixos temáticos.

Na tarde de quarta-feira (9), foram apresentados sete, sendo realizado dois presenciais e cinco de forma remota. São eles: “Violência, políticas e periferia”, “Noticiabilidade, celebridades e pandemia”, “Construção da notícia e discurso jornalístico”, “Tecnologias digitais e redes sociais”, “Enquadramento, agendamento e política editorial”, “Gênero, etnias e minorias” e “Podcast e telejornalismo”.

A sessão remota “Construção da notícia e discurso jornalístico” teve como mediadora a professora Janayde Gonçalves (UNIFOR). O primeiro a apresentar sua pesquisa foi o discente Elton Martins (PUC-CAMPINAS), com o projeto “Construção do jornalismo literário: um estudo a partir do 18º Encontro da SBPJor”, em que aborda os mecanismos para a construção do jornalismo literário, tendo como base jornalistas como Eliane Brum.

“As mulheres têm toda influência no modo de fazer literário”, destacou Elton. Para ele, o jornalismo literário, à medida que incorpora atributos da ficção, garante a empatia do leitor.

Outra mesa abordou o tema “Crises do jornalismo: reflexões sobre a relação entre a migração digital e a crise de audiência”. A pesquisadora Vitória Nunes Soares, levantou questões sobre o novo jornalismo e a origem das crises, que vão desde a falta de inovação e audiência.

A participação em eventos acadêmicos é uma forma de estimular jovens pesquisadores a seguir na carreira (Foto: Gruppe/UFC)

Gênero e representatividade também foram pautas no encontro. As pesquisas “Feminismo e ditadura: o jornal Mulherio como instrumento de rememoração dos acontecimentos”, desenvolvida pela estudante Maria Carolina, e “Mulheres no jornalismo: práticas profissionais na cobertura política, econômica e opinativa”, de Lisa Veit, trouxeram à tona experiências de mulheres jornalistas no exercício da profissão.

Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo

O Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo é um evento organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e tem como objetivo estimular estudantes de graduação que desenvolvem atividades de pesquisa junto às suas instituições a participarem de eventos acadêmicos.

Além de oferecer espaço para o compartilhamento dos trabalhos científicos dessa comunidade, o JPJor promove a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos.