Debate sobre papel do jornalismo na educação ambiental marca abertura da Sejor 2022

A mesa de abertura da Semana de Jornalismo contou com a presença de Andreia Lopes (Instituto Verdeluz), Maristela Crispim (agência EcoNordeste) e Catalina Leite (O Povo)

Por Lívia Nogueira

Mediada por Rosane Nunes (à esq.), a mesa contou com Andreia Lopes, Catalina Leite e Maristela Crispim

A 12ª edição da Semana de Jornalismo (Sejor), evento organizado pelo Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PetCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve início nesta terça-feira (26/04) com a realização da mesa de abertura que abordou a responsabilidade do jornalismo na educação ambiental. Entre os temas debatidos, a programação tratou da importância de princípios questionadores em abordagens jornalísticas sobre pautas ambientais, da ampliação das discussões sobre sustentabilidade e suas extensões e da construção do jornalista como autoridade na área.

A mesa foi mediada pela professora do curso de Jornalismo Rosane Nunes e contou com a participação das palestrantes Andréia Lopes, diretora sociopedagógica do Instituto Verdeluz e membro do GEAD/UFC; Maristela Crispim, fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste; e Catalina Leite, repórter do jornal OPovo.

“Nós, caminhando pelos penhascos, atingimos o equilíbrio das planícies. Nós, nadando contra as marés, atingimos a força dos mares. Nós, edificando nos lamaçais, atingimos a firmeza dos lajeiros. Nós, habitando nos rincões, atingimos a proximidade da redondeza. Nós somos o começo, o meio e o começo. Existiremos sempre, sorrindo nas tristezas para festejar a vinda das alegrias. Nossas trajetórias nos movem. Nossa ancestralidade nos guia”.

O trecho acima, da poesia de Nêgo Bispo, norteou as duas premissas defendidas por Andreia Lopes na discussão: a coletividade e a ancestralidade. Para ela, as problemáticas e negligências com o meio ambiente devem ser combatidas com forças coletivas, principalmente de comunicadores que têm espaços de manifestação e reverberação de histórias. A cientista ambiental também evidenciou o potencial preservador e defensor dos povos originários com relação aos territórios e seus respectivos recursos e complexidades.

Em sua fala, Maristela Crispim destacou elementos que estruturam produtos jornalísticos ambientais. A jornalista enfatizou a importância das relações com as fontes de informação, a contribuição do jornalismo de dados e a criticidade quanto aos agentes envolvidos. “A questão é: como impactar menos a natureza? E aí vem a nossa responsabilidade enquanto pessoas e a nossa responsabilidade especialmente enquanto jornalistas, porque o jornalismo é um ofício”, defendeu Crispim ao tratar da relevância da consciência de consumo como indivíduos e de produção enquanto comunicadores.

Já Catalina Leite frisou em sua participação o caráter intrínseco que a questão ambiental possui em relação aos outros setores sociais, como a politica e a economia. Para a jornalista, o comunicador deve sempre atentar para o olhar sobre o meio ambiente à luz de outros debates.

A programação da Sejor 2022 terá continuidade nesta quarta (27) e quinta-feira (28), com oficina, mesa e rodas de conversa.

Confira a programação dos próximos dias:

Quarta, dia 27 de abril

14h às 16h: oficina “Ferramentas e fontes para pautas sobre jornalismo ambiental

Com Nicolas Paulino, repórter do Sistema Verdes Mares/Diário do Nordeste

Local: laboratório de Informática do CH II de Jornalismo, bairro Benfica, Fortaleza

16h às 18h: mesa “A luta ambiental no Ceará

Com Beatriz Azevedo (Instituto Verde Luz), Débora Melo (Instituto Verde Luz) e Mateus Tremembé (povo Tremembé)

Quinta, dia 28 de abril

14h às 16h: roda de conversa “Escrever em tempos de catástrofe

Com Alice Sales (agência EcoNordeste), Sara Café (Instituto Verde Luz) e Sara Oliveira (O Povo)

16h às 18h: roda de conversa sobre o jornal Impressões Sustentabilidade

Com Ingrid Campos, Cindy Damasceno e Júlia Duarte

Local: auditório José Albano, no CH I da UFC, bairro Benfica, Fortaleza

As inscrições para a mesa e as rodas de conversa seguem abertas; clique aqui para se inscrever.