Cultura coreana é tema de minicurso ofertado pela UFC em setembro

O minicurso "Patrimônios Culturais Coreanos de Registro Escrito" será ministrado pela professora Yan Jung Im, da Universidade de São Paulo (USP), de 23 a 25 de setembro. As inscrições estão abertas

A importância e o legado da escrita na história e na cultura da Coreia e seus diálogos com a contemporaneidade é o tema do minicurso "Patrimônios Culturais Coreanos de Registro Escrito", que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro com aulas expositivas em formato remoto. Ministrado pela Profa. Dra. Yun Jung Im, coordenadora do Curso de Letras Coreano na Universidade de São Paulo (USP), o minicurso é destinado à alunos da UFC e da comunidade externa e está com inscrições abertas.

O minicurso foi um dos destaques da edição deste ano dos Cursos de Inverno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e agora será ofertado especialmente para os alunos da UFC, por iniciativa das coordenações do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Curso de Jornalismo.

A Coreia antiga deixou muitos patrimônios culturais no campo de registro escrito, incluindo tecnologia de impressão, código de escrita, documentação e preservação de documentos. Uma vez que o registro escrito constitui a base do conhecimento das humanidades, o curso visa apresentar alguns dos patrimônios coreanos tombados pela Unesco no programa Memória do Mundo. O conteúdo do minicurso aborda, entre outros temas, a impressão dos livros confuncianos e a compilação escrita da medicina oriental.

O minicurso acontecerá via Google Meet e disponibilizará certificado de 6 horas para os participantes. Poderão se inscrever alunos da UFC e pessoas da comunidade externa que tenha interesse em conhecer mais sobre a história e cultura coreanas. As Inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 31.

Realização: Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM), Curso de Jornalismo (UFC) e Departamento de Línguas Orientais (DLO) da Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Minicurso Patrimônios Culturais Coreanos de Registro Escrito

Quando: 23 a 25 de setembro, das 14 às 16h, via Google Meet