top of page
Search

Conteúdos para a educação midiática são desenvolvidos em disciplinas do Curso de Jornalismo da UFC


Saber ler criticamente as informações em plataformas diversas, compreender os algoritmos e entender como aproveitar os recursos da internet de forma ética e consciente são algumas das habilidades ligadas à educação midiática. E foi com a proposta de disseminar práticas de letramento midiático que surgiu o Projeto Midiando


A iniciativa é o trabalho final de duas disciplinas da nova grade do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC): Cultura e Linguagens das Mídias, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, e Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos, liderada pelo professor Ismar Capistrano. Ambas as disciplinas pertencem ao segundo semestre do novo currículo do Curso, implementado em 2020.1. Posteriormente, a ideia é institucionalizar o projeto como atividade extensionista do curso na Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC.


Atualmente, os estudantes das duas disciplinas desenvolvem por meio do Midiando posts, vídeos, reportagens e outros conteúdos de educação midiática para Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e site. Os três eixos que orientam o projeto são Educação e Ferramentas Digitais, Linguagem, Informação e Cidadania e Monitoramento e Crítica de Mídia.


Enquanto o primeiro aborda pautas sobre o uso adequado dos recursos disponíveis na web, o segundo inclui temáticas como notícias falsas e termos do universo digital. Já no terceiro eixo estão contemplados assuntos como regulação da mídia, política dos algoritmos e uso de dados pelas empresas. 


“A ideia do projeto nasce da necessidade de extensão das disciplinas. Todas essas ações partem das discussões que se tem em sala de aula e da necessidade de ampliar essa discussão para outros públicos através das mídias desse projeto, que tem caraterística extensionista”, explica o professor Ismar Capistrano.


Segundo o professor Rafael Rodrigues, as perspectivas para além da institucionalização do Midiando como projeto de extensão incluem torná-lo referência para discutir os temas ligados à educação midiática, pensando especialmente no contexto local. 


“Isso tende a se ampliar e irradiar para a comunidade externa ao curso, que é o principal propósito de todas as ações: intervir em grupos sociais em comunidades, junto a indivíduos, para dar a eles mais ferramentas e mais condições de se emanciparem no consumo das mídias”, comenta o docente. 


Outra contribuição do Midiando para o curso de Jornalismo estaria na materialização da curricularização da prática extensionista dentro das disciplinas. No caso, as disciplinas  de Cultura e Linguagens das Mídias e de Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos, por exemplo, têm grande potencial para explorar o tripé ensino, extensão e pesquisa, pilares da Universidade.


Acompanhe o Midiando nas redes sociais e assine a newsletter


Facebook: @projmidiando

TikTok: @midiando


Para mais informações:


Rafael Rodrigues: rafaelrg@ufc.br

Ismar Capistrano: ismar.capistrano@ufc.br


bottom of page