Aula inaugural do Jornalismo terá conversa sobre a obra de Gilmar de Carvalho

O Curso de Jornalismo decidiu iniciar o semestre letivo de 2021.1 com uma homenagem ao jornalista, professor, escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho, que faleceu aos 71 anos no último dia 18 de abril por causa da Covid-19. Gilmar foi professor do Curso por muitos anos, com uma contribuição inigualável para a formação de milhares de estudantes.

Além disso, ele deixou uma marca absolutamente singular na pesquisa sobre cultura do Nordeste, ao manter um forte vínculo com mestres de cultura e registrar suas produções, seja em livros ou em exposições.

Para permitir que todo esse legado seja conhecido tanto por recém-ingressantes, como por toda a comunidade acadêmica, realizaremos a aula inaugural no formato de uma roda de conversa, com a participação de pessoas que conviveram com Gilmar e conhecem e admiram sua obra.

A aula acontecerá no dia 12/5 (quarta-feira), a partir das 14h30, no Canal do Curso de Jornalismo no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCOfdG0WTpDOjIdbsemt2c2w).

A seguir, uma rápida descrição dos convidados:

João Pedro do Juazeiro - Mestre da Cultura do cordel e da xilogravura, xilógrafo, poeta cordelista, escritor, editor, pesquisador e arte educador. Membro da Academia de Letras do Brasil.

Antonio Wellington de Oliveira Junior (Tutunho) - é Bacharel em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará–UFC (1992), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica-COS da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–PUC-SP. Realizou estágio Pós-Doutoral em Artes no Departamento de Comunicação e Artes–DeCA da Universidade de Aveiro–UA. Atualmente é professor Associado III do Instituto de Cultura e Arte-ICA-UFC onde leciona nos cursos de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Artes–PPGARTES-UFC do qual é vice-coordenador. Artista visual e performer.

Cristina Schmidt - doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Fez estágio pós-doutoral em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Diretora Científica da Rede FOLKCOM (2019-2021).

Mediação: Gisa Carvalho - professora do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Realiza estágio pós-doutoral com pesquisa sobre gênero, memória e cordel no PPGCOM da UFMG, onde também coordena o grupo de pesquisa Insurgente. É membro dos grupos de pesquisa Express (UFMG), Ponto (UFOP) e da Cátedra Internacional José Saramago (UVigo). Pesquisa poesia de cordel desde 2009, quando começou a aprender os caminhos da Tradição com Gilmar de Carvalho.

A aula será aberta a todos os interessados.