Carta aos estudantes do Curso de Jornalismo sobre a retomada das aulas por meios remotos

Turma,

Como vocês já devem ter visto, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC uma resolução para autorizar e nortear a retomada das aulas por meios remotos. A decisão, em vários sentidos, se deu de maneira equivocada e, sobretudo, utilizando caminhos pouco participativos, porém, como está tomada, temos de seguir adiante.

Este semestre 2020.1 de forma alguma será um semestre normal. Estamos realizando as adaptações que permitam a manutenção da imensa maioria das disciplinas, mas também haverá aquelas que precisarão ser excluídas e outras optativas que serão ofertadas.

Para cada disciplina mantida, será criado um plano de reposição de aulas de maneira remota, em que deverá ficar claro ao aluno os métodos que serão aplicados pelo professor para não só transmitir o conteúdo, como também promover as avaliações. Como é algo absolutamente novo tanto para os estudantes, como para os professores, este deverá ser um processo preferencialmente colaborativo, e por isso a participação de todos será muito importante, para dar feedbacks e inclusive repensar os caminhos traçados.

Neste momento, a primeira coisa a fazer foi definir um novo calendário interno do Curso de Jornalismo para orientar a todos sobre as dinâmicas deste semestre atípico. A Prograd estabeleceu algumas datas-chave, a ver:

20 de julho – início das aulas remotas

22 de outubro – término do semestre letivo

9 de novembro – data limite para consolidação de notas e frequências

De 7 de julho a 28 de agosto – ajuste de disciplinas

De 7 de julho a 28 de agosto – matrícula irrestrita dos estudantes

De 9 de julho a 22 de outubro – período de supressão de disciplinas pelos estudantes

A partir desses prazos, estabelecemos um calendário diferenciado para atender os estudantes concludentes, para que tenham condições de apresentar o TCC e colar grau em diferentes momentos do semestre.

Nesse novo calendário, estão previstos prazos ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para o recebimento de atividades complementares, dos documentos do estágio supervisionado e para a marcação e as defesas de TCC. Serão assim 4 rodadas de entrega de documentos e de defesas, para permitir que os concludentes não sejam ainda mais prejudicados por causa da pandemia. Para ver o novo calendário, clique aqui.

Para os estudantes que cursam disciplinas e que pensam em excluir alguma ou pedir a matrícula em outras, iremos criar dois formulários para organizar esses procedimentos, que deverão ser concluídos pela Coordenação. Assim que os formulários forem criados, faremos a divulgação.

Vale ter em mente que, nos casos em que o aluno quiser excluir a disciplina, há mais tempo. Será possível fazer isso até o último dia letivo de 2020.1, 22 de outubro. Por isso, sugerimos aos alunos que, antes de tomar essa decisão, vejam se é possível acompanhar a disciplina, testem suas próprias condições e, somente se constatarem que não dá mesmo para prosseguir, solicitem a supressão. Segundo a Prograd, esse procedimento não trará impacto negativo para o IRA do estudante.

Já para a inclusão de disciplinas, teremos um prazo mais curto. Pedimos que a inclusão se dê até o dia 3 de agosto. Caso alguém demore mais a se decidir, recomendo que procure a coordenação para ver se ainda será possível a inclusão.

Reitero que este será um semestre absolutamente atípico, mas, certamente, todo o Colegiado do Curso de Jornalismo estará o tempo todo mobilizado para que o processo de aprendizagem seja afetado o menos possível, ao mesmo tempo em que preservamos a saúde de toda a comunidade acadêmica.

Também quero reafirmar o compromisso da Coordenação de garantir a abertura de turmas duplicadas no semestre 2020.2, para recuperação de componentes perdidos pelos estudantes, sendo estas turmas referentes ao antigo currículo ou ao novo – a partir de disciplinas equivalentes. Sem dúvida, estaremos atentos a isso, mas não deixem de nos cobrar.

Ao longo de todo o processo de retomada das aulas por meios remotos, esta Coordenação também se coloca à disposição para mediar todo tipo de conflito ou incomunicabilidade que venha a surgir.

Abraços e que tod@s fiquem bem!

Kamila