LivesJor discutem a comunicação em tempos de pandemia

Em tempos difíceis de pandemia, o jornalismo mais do que nunca possui o papel de levar informações confiáveis e de qualidade para a população a fim de evitar danos ainda maiores dos que os causados pela doença, os gerados pela desinformação. Para discutir os desafios de produzir conteúdo informativo em meio a uma crise sanitária, o Curso de Jornalismo da UFC promove, a partir do dia 1° de junho, nas segundas e quartas-feiras às 18h, o ciclo de painéis, o LivesJor, através de seu canal no Youtube. A primeira live tratará sobre “Desinformação e fake news: a importância e a ética do jornalismo na pandemia” com a participação do professor Luís Sérgio Santos e o jornalista e produtor cultural Roberto Maciel.

O projeto surgiu em meio à suspensão das aulas presenciais, quando o colegiado do Curso de Jornalismo da UFC, reunido por professores, representantes discentes e técnico-administrativos, resolveu pensar em alguma atividade à distância que pudesse reaproximar a comunidade acadêmica em torno de temas interessantes sobre o universo da comunicação.. Através de transmissões de lives que abordam temas escolhidos pelos estudantes, o projeto busca informar a população sobre algumas das principais discussões do mundo contemporâneo.

As temáticas sempre serão discutidas por professores do curso e convidados externos, que abordarão assuntos como o mundo pós-pandemia, fake news, ética no jornalismo e até o Big Brother Brasil. Os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes no chat da plataforma. Os estudantes inscritos terão direito a um certificado de atividade complementar. Para isso, basta assinar virtualmente a frequência e receber o certificado digital. O acesso é livre. Então, se você tem interesse em assistir e interagir nessa programação, inscreva-se previamente pelo formulário CLICANDO AQUI. Para confirmar a sua presença, uma lista será compartilhada após 15 minutos do início da live e 15 minutos posteriores à fala do segundo convidado. Esperamos você lá, hein? Acompanhe abaixo a programação completa:

#paratodomundover | Card com fundo em duas faixas verticais amarelo escuro (esquerdo) e azul (direito). Do lado esquerdo temos: LIVESJOR - Programação - logo do YouTube (em preto) seguido do nome Curso de Jornalismo UFC. Desinformação e Fake News: A Importância e a Ética do Jornalismo na Pandemia - 01/06 - 18h; Felicidade, Glamour, Lacração e Adoecimento nas Redes Sociais - 03/06 - 18h; A Comunicação Remota: Ganhos e perdas de uma nova situação interacional - 08/06 - 18h; Produção de podcasts na pandemia - 10/06 - 18h; Consumo, Algoritmos e Plataformas no Mundo Pós Pandemia - 15/06 - 18h. Do lado direto temos: Jornalismo Esportivo sem Esporte: Os desafios da cobertura em tempos de pandemia - 17/06 - 18h; A condição do trabalho, a saúde mental e as novas práticas dos jornalistas - 22/06 - 18h; Leitura crítica da mídia e literacia digital - 24/06 - 18h; Big Brother Brasil: interações, público e produção - 29/06 - 18h; A arte e o espetáculo nas mídias - 01/07 - 18h.