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Coordenador do Curso envia carta de agradecimento à comunidade acadêmica


O professor Ismar Capistrano enviou à comunidade acadêmica a carta de agradecimento abaixo em seu último na Coordenação do Curso. Ele aproveitou também para expressar apresentar seu relatório de gestão disponível no link.

Queridas (os) estudantes e servidoras (es),

Foram 2 anos e 9 meses que passaram num piscar de olhos, mas parece que duraram uma eternidade, repletos de batalhas, dificuldades, aperreios, perrengues e algumas poucas, mas valiosas conquistas. A Coordenação do Curso de Jornalismo da UFC, sem dúvidas, marca minha vida pessoal e profissional. Quando passei no concurso, em 2016, para professor efetivo, meio sem acreditar, e poucos meses depois fui eleito coordenador, a vida pareceu fazer meu presente reencontrar-se com o passado, quando estudante que realizava o sonho de fazer Comunicação Social na UFC, doava-se de corpo e alma ao Curso. Cuidei de cada espaço, objeto e pessoa como se fosse minha casa e família. Fiquei angustiado com o lixo acumulado, os arquivos e as salas mofadas, as paredes sujas, os bens inservíveis se acumulando nos corredores, o Estúdio de TV desativado, as infinitas goteiras do terceiro andar, a falta de equipamentos para os (as) estudantes, a reforma curricular que se arrastava há 6 anos…

Foi um trabalho árduo, por vezes, noite adentro, mas conseguimos nos três primeiros meses recolher o lixo, os bens inservíveis, pintar as paredes do segundo andar e transformar a mofada Sala de Redação no Audiovisual E. Precisou de mais alguns meses, muitas reuniões e um protesto na Reitoria para recuperarmos o Estúdio de TV. Em 2018, conseguimos a cessão pela diretoria do ICA de 3 câmeras digitais e posteriormente, em 2020, mais 2. O que trouxe novas possibilidade de produção de conteúdo, principalmente nas disciplinas de Fotojornalismo, Laboratório de Jornalismo, Jornalismo Impresso, Jornalismo na Internet e Jornal Laboratório.

Mas não durou muito para quase todos os aparelhos de ar condicionado das salas de aula parassem de funcionar e termos grave dificuldade de dar aulas com as janelas abertas, devido a poluição sonora e atmosférica. Foi quando já não víamos saída, recebemos a notícia do atendimento de um ofício perdido, feito de última hora, meio sem esperança, mas sem nunca deixar de tentar, solicitando uma emenda de R$ 250 mil à deputada federal e professora do Curso, Luizianne Lins.

Tínhamos, pela primeira vez na história, uma emenda impositiva no Orçamento da União aprovada para o Curso. Começou uma luta quase inglória contra a burocracia e a falta de recursos humanos disponíveis. Foram muitas idas e vinda na Proplad. Muitos documentos errados, refeitos e reenviados. Por fim, conseguimos comprar 4 novos aparelhos de ar condicionado, licitar a reforma do teto do prédio do Curso e adquirir 40 novos computadores para os laboratórios de informática. A compra das câmeras fotográficas e de vídeo e os tripés ainda se perde nos precários processos de abertura de licitação do ICA, mesmo que tenhamos recursos disponível para isso. Em 2019, conquistamos outra emenda impositiva de mais R$ 200 mil, novamente através de deputada Luizianne, para digitalizar o Estúdio de TV, criar o Laboratório Multimídia e remodelar os layouts das salas de aula, investimentos que até 2021 deverão estar finalizados.

Por mais que muitas dessas ações fossem táticas, não deixamos de planejar de forma participativa. Construímos um diálogo no Curso utilizando todos os espaços, entre esses, consultas através de formulários digitais que guiaram não só as decisões sobre as ofertas de disciplinas optativas (estendido para quase todos os processos acadêmicos), mas também o Plano de Melhoria do Curso (PMC) que foi discutido em duas assembleias da comunidade acadêmica para, em seguida, passar pelo Colegiado. Além de reforçarmos os debates e decisões deste órgão, reativamos o Núcleo Docente Estruturante (NDE) que teve um papel fundamental na Reforma Curricular.

A nova matriz que era discutida desde 2013 se tornou em Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de programas de disciplinas, em outubro de 2017, quando foi aprovada no NDE e no Colegiado. Somente, em março de 2019, depois de muitas insistências, recebemos um parecer da Prograd sobre nosso PPC, exigindo alterações e revisões que se transformaram em devolutivas quase infinitas até setembro, sendo aprovado na reunião do Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão (CEPE) dois meses depois. Fizemos um esforço para a implementação da nova matriz no 1o. e 2o. semestres. Atualmente, discutimos através da formação para docentes, iniciada no primeiro semestre 2019, a identidade dessa nova matriz, que possui flexibilidade (com poucos pré-requisitos), respeita a autonomia discente (estudante pode traçar seu percurso formativo com a escolha de 40% das disciplinas) e voltada para a produção jornalística em ambiente de convergência.

Foram muitos aprendizados, entre os quais a compreensão que a luta pelo Direito à Educação é um desafio diário que precisamos enfrentar coletivamente. Por isso, não posso deixar de agradecer a cada estudante, especialmente ao pessoal comprometido do Diretório Acadêmico, a cada servidor (a), principalmente a nossa competentíssima Camila Cavalcante, e a cada professor (a) do Curso, especialmente Maria Érica, Diógenes Lycarião, Ricardo Jorge e Nonato Lima. Agradeço também a colaboração da administração superior, nas pessoas dos pró-reitores Almir Bitencourt e Augusto Albuquerque e do ex-reitor Henry Campos. Aproveito para pedir desculpas por todos meus erros e vacilos, que não foram poucos. Aprendi muito com os equívocos também. Desejo que a nova gestão da professora Kamila Fernandes e do professor Robson Braga continue a dedicação e engajamento para avançarmos na construção de um Curso com as melhores condições possíveis de produção do conhecimento.

Muito obrigado de coração!

Fortaleza, 28 de fevereiro de 2020.

Ismar Capistrano Costa Filho


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