top of page
Search

Liga oferece a movimentos sociais formação sobre escrita de artigos de opinião


A Liga Experimental de Comunicação, projeto de extensão dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), está selecionando 12 representantes de movimentos sociais que vão receber uma formação sobre escrita de artigos de opinião. O objetivo é formar novos quadros de articulistas populares/alternativos que serão estimulados a escrever periodicamente para veículos de comunicação, incluindo o Portal da Liga, proporcionando maior visibilidade às pautas dos movimentos sociais na mídia.

As inscrições podem ser feitas de 27 de setembro (sexta-feira) até as 23 horas e 59 minutos de 6 de outubro de 2019 (domingo), por meio do formulário constante neste link.

A inscrição deve ser feita pelo grupo social, e não pelo representante individualmente, como forma de garantir a representatividade social da pessoa indicada para participar da formação. Podem se inscrever movimentos sociais e organizações não governamentais (ONGs) de todo o Ceará.

O resultado da seleção será divulgado por e-mail, em 11 de outubro de 2019 (sexta-feira).

Formação

Realizada em Fortaleza, a formação será composta por dez encontros, realizados de 22 de outubro a 21 de novembro de 2019, sempre às terça e quintas-feiras, das 18h às 21h.

Cada encontro contará com a fala de dois representantes dos movimentos sociais (meia hora para cada) e de oficina com profissional da área da Comunicação (duas horas de duração total). Tais profissionais debaterão os seguintes tópicos: “Conceitos básicos e história do jornalismo de opinião”, “Formatos de opinião: artigo, editorial, coluna e ombudsman”, “Informação e investigação como bases argumentativas”, “Análise ou tomada de posição? Diferentes abordagens do texto de opinião”, “A humanização do texto de opinião”, “A escrita criativa no jornalismo de opinião”, “Redação em língua portuguesa” e “Oficina de escrita”.

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.


bottom of page