top of page
Search

Reportagens sonoras do Especial Além da Pele apresentam relatos de pessoas com queimaduras


Na série de reportagens Além da Pele, trazemos relatos de pessoas que sofreram queimaduras graves e que compartilharam suas histórias com nossa equipe. Tomamos, também, a palavra de especialistas em várias áreas que o tratamento de queimaduras envolve, visando levar aos nossos ouvintes informações importantes de forma simples e objetiva e abrir a discussão sobre esse que é um grande problema de saúde pública, ultrapassando 1 milhão de casos em 2017.

O especial Além da Pele é um trabalho realizado para a disciplina de Radiojornalismo 2 do quinto semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.

Ficha técnica

Produção e roteiro: Bruna Cruz, Émerson Rodrigues, Hannah Freitas

Edição: Luis Augusto Melo

Locução: Tainã Maciel

Orientação: Edgard Patrício

Técnico de áudio: Florêncio Neto

Nesta reportagem, apresentamos algumas causas e os tipos de queimaduras, trazendo dados sobre o número de acidentes registrados pelo Ministério da Saúde e de atendimentos registrados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Instituto Doutor José Frota (IJF). Além disso, citamos algumas informações sobre primeiros socorros e como medidas simples podem evitar acidentes que causam queimaduras. Entrevistados: - Alexandre Fagundes (vítima de queimadura em local de trabalho); - Edmar Maciel (médico cirurgião plástico); - Juliany Freire (capitã e assessora de imprensa do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará);

Duração: 6min30s

Nesta reportagem, apresentamos e falamos sobre o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do IJF, principal referência no Norte e Nordeste e único serviço que oferece tratamento de queimaduras no Ceará. Tratamos sobre um pouco da história do CTQ, sua função social, atendimentos, equipamentos/medicamentos e equipe médica.

Entrevistados: - Renildo Cavalcante (pai de criança vítima de queimadura) - Edmar Maciel (um dos fundadores do CTQ) - João Ribeiro Neto (médico coordenador do CTQ) - Cybelle Leontsinis (enfermeira do CTQ)

Duração: 5min58s

Nesta reportagem, apresentamos a vida dos pacientes após receberem alta do hospital, como a busca pelo auxílio-doença acidentário e/ou outros seguros junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além dessas pendências burocráticas, falamos sobre o tratamento continuado de pacientes com queimaduras mais graves. Após saírem do IJF, eles são encaminhados para o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), onde recebem acompanhamento físico, psicológico e médico que auxiliam na recuperação dos traumas e sequelas que as queimaduras podem causar.

Entrevistados: - Soraya Yashié (vítima de queimadura em casa) - Francismar Lucena (gerente-executivo do INSS Fortaleza) - Márcia Gestora (médica gestora do IAQ) - Cecília Alves (psicóloga do IAQ)

Duração: 5min47s

Nesta reportagem, discutimos sobre a forma ideal de tratamento de queimaduras: o transplante de pele humana. Porém, os altos custos envolvidos no processamento da pele humana e o baixo índice de doação afetam essa forma de tratamento no Brasil.

No CTQ, os cuidados se dão com a pomada de sulfadiazina de prata, banho anestésico e antibióticos. Em casos mais extremos, o enxerto de pele também é utilizado.

Entrevistados: - Sheila Santos (vítima de queimadura em casa) - Silva Júnior (enfermeiro do CTQ) - Edmar Maciel (médico cirurgião plástico)

Duração: 5min38s

Nesta reportagem, apresentamos o tratamento alternativo que vem cobrir essa lacuna deixada pela deficiência no transplante de pele humana: a pele da tilápia. A pesquisa desenvolvida no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC (NPDM) realiza o processo desde a captação ao armazenamento em laboratório e encaminha a pele ao IJF para a aplicação da pele da tilápia em pacientes com queimaduras graves. A pele do peixe tem propriedades semelhantes à da pele humana a um custo muito mais baixo e está em fase de estudo clínico.

Entrevistados: - Josué Bezerra Júnior (vítima de queimadura que recebeu tratamento com a pele) - Odorico de Moraes (professor e médico cirurgião plástico coordenador do NPDM) - Edmar Maciel (um dos coordenadores da pesquisa) - Marcelo Borges (médico cirurgião plástico pernambucano idealizador da pesquisa)

Duração: 6min18s


bottom of page