• Robson Braga

Estudantes publicam livro com artigos e crônicas sobre políticas públicas em Fortaleza

De modo analítico e interpretativo, alunos da disciplina de Jornalismo Impresso II se posicionaram sobre 14 micropolíticas desenvolvidas pela gestão municipal.

Orla de Fortaleza / Foto: Felipe Mendes

Estudantes da disciplina de Jornalismo Impresso II, do quinto semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), divulgaram nesta terça-feira (30) um compilado de crônicas e artigos de opinião sobre políticas públicas desenvolvidas na cidade de Fortaleza, Ceará.

De modo analítico e interpretativo, a publicação "Olhar Fortaleza" debate 14 micropolíticas no contexto da capital cearense. Cada um dos temas foi abordado por um articulista e por um cronista, totalizando 26 textos de opinião.

Os artigos e as crônicas abordam projetos como a Vila das Artes, o Bicicletar, as Areninhas, o Caminhabilidade e o Juventude Sem Fronteiras.

Também foram tematizadas ações como o corredor de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes, as ações para prevenção ao suicídio, a manutenção do patrimônio cultural da cidade e a educação patrimonial.

Os estudantes ainda refletiram sobre eventos culturais espalhados pelo município e a adoção de praças e de outros espaços públicos da cidade. A eliminação de pontos de lixo e as ações voltadas a pessoas em situação de rua também receberam destaque na publicação.

Vila das Artes / Foto: Ismia Kariny

A publicação "Olhar Fortaleza" corresponde à avaliação parcial da disciplina de Jornalismo Impresso II. Durante o semestre, os estudantes entram em contato com os formatos jornalísticos de opinião, a exemplo do artigo de opinião, da crônica, do editorial, da coluna e da crítica de arte,

A publicação pode ser acessada por meio deste link.