Search
  • Kamila Fernandes

Questões internacionais e cobertura midiática são debatidas pelo jornalista italiano Carlo Cauti


.

O palestrante ressaltou a importância do estudante de comunicação entender conceitos de jornalismo internacional

Carlo Cauti, jornalista italiano e membro do projeto de diplomacia pública da Comissão Europeia (ALUE), ministrou a palestra “Diplomacia Pública na União Europeia” abordando a formação e o funcionamento da União Europeia (UE), finalizando o primeiro dia da I Jornada Interinstitucional da Comunicação do Ceará. Temas como a crise migratória no continente e a cobertura da mídia também ganharam espaço na discussão.

Em uma dinâmica, Carlo trouxe algumas curiosidades sobre a União Europeia como o fato de fazer divisa com o Brasil, por meio da Guiana Francesa, e da língua portuguesa ser um dos idiomas oficiais do grupo. Ele explicou, também, alguns dos princípios da UE que permitem que cidadãos transitem entre países sem restrições e a isenção de taxas do comércio.

Formada após a II Guerra Mundial, a União Europeia começou com acordo comercial entre poucos países que negociavam carvão e aço, e, atualmente conta com 28 membros que compartilham de acordos econômicos e políticos. A saída do Reino Unido através do Brexit e o aumento da força do movimento conservador no continente foram analisados por Cauti como uma reação da população local com chegada em massa de migrantes.

Em crítica à cobertura midiática, Carlo Cauti diz que os veículos brasileiros, em geral, não sabem fazer a diferença entre migrantes e refugiados ou atribuições de órgãos da Organização da Nações Unidas (ONU). Ele deu como o exemplo a notícia que dizia que o Comitê de Direitos Humanos da ONU estava intimando o Brasil a soltar Lula. Carlo explicou que o Comitê em questão não correspondia ao noticiado, e que o grupo não possui autoridade para impor nada ao país. Falou de falta de conhecimento jurídico e de oportunidade “para tentar criar assunto, ou também para tentar deixar águas políticas mais tórridas”, disse.


46 views0 comments

Recent Posts

See All

Resultado da seleção para monitoria PID

Em atendimento ao edital 03/2021 do Curso de Jornalismo da UFC, de seleção de monitor remunerado para a Bolsa de Iniciação à Docência (BID), segue o resultado da seleção para a monitoria do projeto “P