• coordenacaojornali

Questões internacionais e cobertura midiática são debatidas pelo jornalista italiano Carlo Cauti

.

O palestrante ressaltou a importância do estudante de comunicação entender conceitos de jornalismo internacional

Carlo Cauti, jornalista italiano e membro do projeto de diplomacia pública da Comissão Europeia (ALUE), ministrou a palestra “Diplomacia Pública na União Europeia” abordando a formação e o funcionamento da União Europeia (UE), finalizando o primeiro dia da I Jornada Interinstitucional da Comunicação do Ceará. Temas como a crise migratória no continente e a cobertura da mídia também ganharam espaço na discussão.

Em uma dinâmica, Carlo trouxe algumas curiosidades sobre a União Europeia como o fato de fazer divisa com o Brasil, por meio da Guiana Francesa, e da língua portuguesa ser um dos idiomas oficiais do grupo. Ele explicou, também, alguns dos princípios da UE que permitem que cidadãos transitem entre países sem restrições e a isenção de taxas do comércio.

Formada após a II Guerra Mundial, a União Europeia começou com acordo comercial entre poucos países que negociavam carvão e aço, e, atualmente conta com 28 membros que compartilham de acordos econômicos e políticos. A saída do Reino Unido através do Brexit e o aumento da força do movimento conservador no continente foram analisados por Cauti como uma reação da população local com chegada em massa de migrantes.

Em crítica à cobertura midiática, Carlo Cauti diz que os veículos brasileiros, em geral, não sabem fazer a diferença entre migrantes e refugiados ou atribuições de órgãos da Organização da Nações Unidas (ONU). Ele deu como o exemplo a notícia que dizia que o Comitê de Direitos Humanos da ONU estava intimando o Brasil a soltar Lula. Carlo explicou que o Comitê em questão não correspondia ao noticiado, e que o grupo não possui autoridade para impor nada ao país. Falou de falta de conhecimento jurídico e de oportunidade “para tentar criar assunto, ou também para tentar deixar águas políticas mais tórridas”, disse.