top of page
Search

Manifesto pela Democracia, pelo Direito Social à Informação e pela Liberdade de Expressão


A defesa da democracia e dos direitos humanos são princípios que norteiam a ética jornalística. Diante da atual conjuntura das eleições presidenciais,o Curso de Jornalismo da UFC se manifesta contrário às crescentes ameaças e ataques contra a diversidade, contra o direito social à informação e contra liberdade de expressão.


Defendemos o debate público, orientado pela participação e pelo respeito à alteridade de ideias, de opiniões e de posições políticas. A violência, seja simbólica seja física, impede o ambiente necessário para o diálogo. O preconceito e a discriminação de cor, raça, credo ou orientação de gênero obstaculizam a diversidade imprescindível para a democracia.


O direito social à informação, por sua vez, garante a pluralidade dos fatos noticiados que devem subsidiar as argumentações públicas. Notícias falsas comprometem não só o debate público, mas a democratização da sociedade. Repudiamos, desta forma, os ataques contra à diversidade, à qualidade da informação e à liberdade de expressão, pilares inarredáveis da democracia.


bottom of page