top of page
Search

II Práxisjor anuncia convidados confirmados


Com o tema “Identidade(s) Jornalísticas (s)”, evento ocorre de 19 a 21 de setembro, em Fortaleza. Resumos estendidos podem ser enviados até 10 de agosto

O II PráxisJor - Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo, que acontecerá de 19 a 21 de setembro em Fortaleza (CE), já tem os primeiros convidados confirmados. Pesquisadores e profissionais do mercado como Ana Naddaf (Jornal O Povo/GCOP), Sérgio Spagnuolo (Volt Data Lab), Juliana Teixeira (UFPI), Cláudia Nonato (USP), Samuel Lima (UFSC), Renato Essenfelder (Estadão/ESPM-SP), Felipe Pontes (UEPG) e Melquíades Júnior (Diário do Nordeste) virão ao evento para participar de mesas de debate e realizar conferências. O II PráxisJor continua recebendo resumos de trabalhos até o dia 10 de agosto.

No dia 20 de setembro, às 18h30min, a mesa “A credibilidade em tempos de conteúdos sistematizados” terá a participação do professor e pesquisador do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, que participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPSJor)” e é um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC). Além de Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação do Jornal O POVO/GCOP.

Logo após, às 20h, o jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, Sérgio Spagnuolo, que também é colaborador do site de checagem Aos Fatos e membro do conselho da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), fará a conferência “Fakenews e fact checking”.

Juliana Teixeira, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Renato Essenfelder, docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e o jornalista Melquíades Júnior, do jornal Diário do Nordeste, são os debatedores da mesa “Narrativas do real e representações sociais”, no último dia de evento, 21 de setembro, das 9h às 12h.

À noite, também no dia 21, a pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho/CPCT-USP e uma das diretoras da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) , Cláudia Nonato, se junta ao professor Felipe Pontes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para discutir “Trabalho e identidade no jornalismo pós-industrial” junto da pesquisadora em Comunicação e professora doutora Kênia Maia (UFRN). O debate será às 18h30min.

Conheça os convidados confirmados de outros estados:

Sérgio Spagnuolo (SP)

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do site de checagem Aos Fatos. Paulistano não praticante, divide seu tempo entre São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York. Já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomia, Época Negócios IstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais piauí, Yahoo News, Jota Estadao.com, UOL e Último Segundo. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Juliana Teixeira (PI)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. É integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). Também integra, como pesquisadora colaboradora externa, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL-UFBA) e o Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE-UFRJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Nonato (SP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Editora Executiva da revista Comunicação & Educação e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP), na mesma instituição. É também professora do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, Editora da Revista Parágrafo e Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), gestão 2017-2019. Graduada em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1990), especialista em Gestão da Comunicação (1999) e Mestre em Ciências da Comunicação (2010) pela Universidade de São Paulo.

Samuel Lima (SC)

Jornalista, graduado pela UFSC (1988). Docente e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor/UFSC). Atuou na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPSJor)” e é um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC).

Felipe Pontes (PR)

Professor da graduação e do mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordena o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização. Autor do livro "Adelmo Genro Filho e a Teoria do Jornalismo" (Insular, 2015).

Renato Essenfelder (SP)

Renato Essenfelder é colunista do Portal Estadão, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Bacharel em Jornalismo, é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM e da Graduação em Jornalismo da mesma instituição, onde coordena o Grupo de Pesquisa Produção de Conteúdo. Desenvolve pesquisas nas áreas de narrativas jornalísticas, inteligência artificial, filosofia e ética.

SERVIÇO

O quê: II PraxisJor anuncia convidados confirmados

Quando: Recebimento de resumos até 10 de agosto

Envio para: praxisjor.ufc@gmail.com

Quanto: Inscrições de R$ 60 a R$ 140

Mais informações: bit.ly/praxisjor

bottom of page