Liga lança edital de formação em comunicação para entidades do terceiro setor

A Liga Experimental de Comunicação, projeto de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC, lança nesta segunda-feira (30) edital para seleção de entidades do terceiro setor com o objetivo de oferecer oficinas de formação para produzir conteúdo de comunicação, veiculado posteriormente no Portal da Liga. A formação é uma parceria entre o projeto e a disciplina de Jornalismo do Terceiro Setor, do Curso de Jornalismo da UFC.

As oficinas, com previsão de realização nos meses de outubro e novembro deste ano, abordarão noções gerais de produção jornalística nos gêneros informativo, interpretativo e opinativo, além da leitura crítica dos meios de comunicação, e serão ministradas pelos estudantes da disciplina, com a orientação do professor Ismar Capistrano. As entidades também serão auxiliadas no processo de apuração, escrita e edição das informações para a produção do conteúdo, que será definido a partir das demandas de cada entidade, assim como o suporte utilizado (impresso, rádio, audiovisual, online, mídias digitais etc.).

As inscrições ocorrem do dia 30 de julho a 12 de agosto, e podem ser feitas por meio de formulário online. Podem participar da chamada movimentos sociais, organizações não governamentais, unidades setoriais de universidades e projetos de extensão e pesquisa de universidades. Após conferência da documentação solicitada e análise do formulário, serão realizadas entrevistas com os proponentes e o resultado final será divulgado no dia 24 de agosto.

Como critério de seleção, será levado em conta, assim como a viabilidade da execução, a dimensão social com benefício para a formação dos estudantes e a relevância social quanto à atuação da entidade ou projeto. A formação tem por objetivo contribuir para a formação de grupos sociais distantes do processo midiático ou recorrentemente estigmatizados pela mídia convencional, além de intensificar o diálogo entre a universidade e a sociedade.

Sobre a Liga

Criada em 2007 e organizada por estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a Liga Experimental de Comunicação tem por objetivo ser um espaço para alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo atividades na área da comunicação em benefício da sociedade. Atua prioritariamente em parceria com organizações não governamentais, movimentos sociais e projetos da Universidade.

Em 11 anos, a agência já deu suporte a organizações como a Liga de Nefrologia da UFC, o Instituto Terramar, o Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), o Movimento dos Conselhos Populares (MCP) e a eventos como a Semana de Comunicação da UFC e o Festival Nordestino de Teatro (FNT).

Edital 2018/2:

Veja o edital aqui.

Formulário de inscrição online.

Fonte: Victor Alves, bolsista da Liga Experimental de Comunicação - fone: (85) 99808.2300 - email: liga@ufc.br