Projeto de iniciação cientifica abre seleção para bolsistas e voluntários

O projeto de pesquisa ‘As mudanças nas rotinas produtivas e no projeto gráfico-editorial de O Povo como reflexos das transformações da identidade jornalística’, sob a coordenação do professor Edgard Patrício, está com inscrições abertas até Quinta, 26 de julho para a seleção de monitores de iniciação científica (IC), sendo uma vaga com bolsa remunerada e outra voluntária.

Os (as) candidatos (as) devem ser estudantes do Curso de Jornalismo da UFC, a partir do terceiro semestre (cursado ou matriculado), e que permanecerão por no mínimo dois semestres (duração da bolsa) frequentando o Curso, para o preenchimento das vagas. Além do requisito acima, serão levados em consideração, para a seleção, os critérios de adequação da formação à execução do Projeto, melhor Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) individual (com valor no mínimo 7,0) e até três reprovações em quaisquer disciplinas (por rendimento acadêmico insuficiente ou por faltas).

Os (as) candidatos (as) devem enviar para o email edgard@ufc.br uma cópia do histórico escolar atualizado e um texto com no máximo uma lauda em que justifica seu interesse pelo Projeto e pelo trabalho. Deve ainda mencionar se concorre apenas à vaga de bolsista remunerado, de bolsista voluntario ou a ambas. E indicar número do celular e email.

Compromissos assumidos pelos (as) bolsistas

- Participar das reuniões do grupo de pesquisa PráxisJor – Práxis no Jornalismo, que acontecem, a princípio, às quintas-feiras, a partir das 19h;

- Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq até às 15h do dia 27/7;

- Disponibilidade de tempo e dedicação de, no mínimo, 16 (dezesseis) horas semanais para as atividades de pesquisa;

- Não deverá possuir, no período de vigência da bolsa, qualquer vínculo empregatício, nem poderá aderir a qualquer outra modalidade de bolsa, inclusive na de caráter voluntário;

- Participar dos Encontros Universitários da UFC, previstos para serem realizados no segundo semestre de 2019, em que deverão apresentar os resultados obtidos na execução do projeto;

- Fazer referência à condição de bolsista do PIBIC, indicando o órgão financiador da bolsa, nas publicações e trabalhos apresentados decorrentes das atividades do projeto de pesquisa;

- Apresentar os resultados da pesquisa realizada em relatório anual obrigatório, o qual deverá ser encaminhado, eletronicamente, via Plataforma Ícaro Moreira;

- Executar o plano de trabalho individual definido pelo orientador, o qual servirá de base para a avaliação de desempenho, a qualquer tempo, sempre quando solicitada;

- Assinar o termo de compromisso de não acúmulo de bolsa com outro programa de bolsa, seja da UFC ou de quaisquer outras agências externas;

- Assinar o termo de boas práticas em pesquisa, emitido pela Coordenação de Pesquisa da PRPPG.

Os resultados serão comunicados diretamente a_s participantes até o meio-dia do dia 27/7.

Resumo do Projeto

No dia 7 de janeiro de 2018, o jornal O Povo, impresso de Fortaleza (CE-Brasil), completou 90 anos. Dois dias depois, em 9 de janeiro, o Grupo de Comunicação O Povo anunciou um novo projeto gráfico-editorial para o jornal. Esse movimento de mudanças experimentado pelo jornal O Povo reflete o momento de transformações pelas quais passa o jornalismo. Essa nova fase do Jornalismo caminha de forma paralela às transformações pelas quais passa o próprio capitalismo. Com o cenário de expansão global do capitalismo financeiro e de transformações econômicas e tecnológicas, o jornalismo ganha maior importância para os negócios. Trata-se de novo cenário, que demanda um profissional de jornalismo com perfil radicalmente distinto daquele dos egressos das primeiras escolas da área, o que obriga as instituições de ensino a repensarem suas matrizes curriculares e se adaptarem. Daí vêm as indagações: o que é o Jornalismo hoje? Como se faz Jornalismo hoje? Quem são os jornalistas hoje? Partimos da percepção de que 1) há uma relação intrínseca entre jornalismo e capitalismo; 2) essa relação altera os princípios fundamentais e rotinas produtivas do jornalismo; e 3) as transformações resultantes dessa alteração repercutem na elaboração e qualidade do produto final. Enquanto objetivo geral, o projeto de pesquisa, aqui apresentado, tenciona estabelecer as relações entre as transformações experimentadas pelo jornal O Povo e a reestruturação produtiva no jornalismo. Enquanto objetivos específicos, 1) perceber quais as mudanças do novo projeto gráfico-editorial de O Povo, 2) identificar as alterações que esse novo conteúdo gráfico-editorial traz às rotinas produtivas na redação, e 3) mensurar os impactos que essas transformações acarretam à qualidade do seu conteúdo editorial. Como opções metodológicas, trabalhamos com revisão bibliográfica, pesquisa exploratória, análise de conteúdo e análise de discurso, complementadas por observação participante e entrevistas de profundidade.