Painel sobre promoção de eventos culturais encerra a II Semascom

Realizou-se nesta quinta-feira (21) o terceiro e último dia do II Seminário de Assessoria de Comunicação (Semascom). Para debater sobre o tema "O empreendedorismo na assessoria de eventos culturais" foram convidadas as jornalistas Ivna Girão, que trabalhou na edição de 2018 do evento "Maloca Dragão"; Ingrid Freitas, do Serviço Social do Comércio (SESC); e Sônia Lage, da Agência Degagé, responsável pela comunicação dos festivais Cine Ceará e Jazz & Blues.

Nas rodadas de conversa, mediadas pelo estudante Alexandre Valério, as convidadas relataram um pouco de suas experiências na promoção de eventos culturais. Sônia Lage ressaltou alguns desafios de ser empreendedor e os bons resultados obtidos por sua agência. Em especial, no exemplo do Cine Ceará, ela pontuou a grande quantidade de participantes nos três últimos anos. Aconselhou os estudantes a sempre estarem atualizados e mostrarem-se presentes, o que pode catalisar novas possibilidades de ser empregados por assessorias.

Ingrid Freitas apresentou aos ouvintes um vídeo sobre o projeto Mostra Sesc Cariri de Culturas. Este é um grande evento, no qual apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e outras atividades ocorrem em espaço aberto e de forma gratuita. Também compartilhou suas experiências na produção de releases. Ressaltou a importância de ser inovador e de pensar fora da caixa, a fim de criar matérias criativas que tenham mais chances de virar reportagem de jornais.

Por fim, Ivna Girão compartilhou sua experiência com o Festival Maloca Dragão. Destacou algumas medidas realizadas pela assessoria no gerenciamento de crises, como no caso de críticas virtuais. Ela também falou sobre a importância de contar histórias, de reconhecê-las e do caráter especial de assessorar eventos culturais. Relembrou o dia em que o cantor Belchior faleceu no período do evento. Daí ressaltou os ajustes feitos para homenageá-lo e a emoção da ocasião.

O II SEMASCOM foi uma das atividades finais da disciplina Assessoria de Comunicação, do Curso de Jornalismo da UFC, ministrada pelo professor Ismar Capistrano. Com supervisão do docente, a organização ficou a cargo dos próprios alunos, que se dividiram em grupos responsáveis pela divulgação, logística e cerimonial do evento.