• coordenacaojornali

Nota de pesar pelo falecimento do Professor José Marques de Melo

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará expressa seu profundo pesar com o falecimento, na tarde deste dia 20 de junho de 2018, do Professor José Marques de Melo, diretor da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Além de ser o primeiro doutor em Comunicação do Brasil, título obtido em 1973, ele foi fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) e tem uma inestimável contribuição para a construção do campo de pesquisa em Comunicação e Jornalismo no Brasil.

Seu exemplo de sensibilidade humana e protagonismo intelectual inspiram pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Comunicação. "Neste momento, temos um sentimento de estarmos órfãos, mas o legado de Marques de Melo continua conosco", afirma o coordenador do Curso de Jornalismo da UFC, Ismar Capistrano.