Livro do professor Luís-Sérgio resgata história do cearense ministro mais jovem de JK

O livro "Parsifal: um intelectual na política", de autoria do Prof. Luís-Sérgio Santos, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, será lançado no dia 5 de junho, às 19h, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Meireles), em Fortaleza. O livro tem o selo da Editora Escrituras (SP) e do Instituto Myra Eliane, presidido por Igor Queiroz Barroso.

De acordo com os editores, a obra abrange importante período da história do Ceará e do Brasil e preenche uma lacuna na historiografia do Estado ao narrar a trajetória política do mais jovem ministro do presidente Juscelino Kubitschek. Eleito governador do Ceará, Parsifal Barroso foi o articulador da coligação União pelo Ceará, que ajudou a eleger Virgílio Távora governador do Estado em 1961, derrotado por Parsifal em 1958.

O livro mostra que Parsifal, mesmo como político atuante, nunca descuidou de sua vida acadêmica como professor da UFC, pesquisador e primeiro diretor do Curso de Ciências Sociais e Filosofia da Instituição. Na solenidade de lançamento, além do autor, falarão o empresário Igor Queiroz Barroso, neto de Parsifal Barroso, e o ex-governador Lúcio Alcântara, presidente do Instituto do Ceará.

SOBRE O AUTOR – Além de professor do Curso de Jornalismo da UFC, Luís-Sérgio Santos é jornalista com atuação em redação, edição e editoração. É também editor e diretor da Omni Editora e autor de vários projetos implantados em design gráfico e design editorial.

Em 1980, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo. Participou do Young Journalists Program, em 1987, em Nova York, Washington DC, Seattle, Kansas City, Chicago, San Francisco, Fresno, Portland, Lawrence, Madison e Wisconsin. Participou do workshop Newspaper Design, na Escola de Comunicação da Universidade de Miami (Coral Gables, FL), em junho de 1995.

Matéria reproduzida do site www.ufc.br