Disciplinas optativas de 2018 oferecem conhecimentos nas áreas de comunicação organizacional a semio

O curso de Jornalismo oferta, no semestre de 2018.1, seis disciplinas optativas: Estatística Aplicada à Comunicação, Assessoria de Comunicação, Redes Sociais, Tópicos Especiais em Comunicação (Semiologia do Espetáculo), Teoria da Imagem Fotográfica e Leituras Supervisionadas (Documentário Imaginário). Seguem abaixo informações sobre as disciplinas:

Assessoria de Comunicação: a disciplina, ministrada pelo professor Ismar Capistrano, tratará sobre a história, teorias e práticas da comunicação organizacional e assessoria de imprensa. Além das exposições dialogadas, os estudantes participarão de laboratório de release, nota oficial e planejamento de comunicação. No final da disciplina, irão de elaborar e implementar um plano de comunicação ou produzir o evento II Seminários de Assessoria de Comunicação, que na primeira edição, em janeiro de 2017, reuniu centenas de profissionais e estudantes de comunicação. Será ministrada nas terça e quintas das 18h às 20h.

Redes Sociais: a cadeira, dada pelo prof. Rafael Costa, propõe refletir sobre as práticas jornalísticas nas redes sociais digitais. A ênfase será nas práticas interativas e discursivas nas redes, na relações em jornalismo e plataformas de redes sociais e nos aspectos teóricos, metodológicos e aplicações de estudos sobre redes sociais da internet. Serão analisados casos, realizados laboratórios e realizadas troca de experiências com profissionais da área. É ofertada nas segundas e quartas das 18h às 20h.

Leituras supervisionadas (Documentário Imaginário): a história da fotografia documental, o conceito de documentário imaginário, a imagem como espelho do real, a ficção na linguagem fotográfica, a crise da fotografia-documento e a subjetivação na linguagem fotojornalística serão as temáticas que a disciplina tratará. No final, os estudantes deverão produzir e elabora um ensaio fotográfico. A cadeira ministrada pelo professor Edgard Patrício terá a participação da diretora do Museu da Fotografia, Fernanda de Oliveira, fotógrafa e mestre em Comunicação. As aulas acontecem nas terças das 18h às 20h.

Teoria da imagem fotográfica: as teorias que fundamentam o ato fotográfico e a reflexão sobre a representação da fotografia na contemporaneidade são eixos que irão guiar esta disciplina, ministrada pelo professor Elian Machado. Tem como objetivos específicos: a identificação do sentido da imagem nos diferentes discursos midiáticos, a compreensão o novo sentido da fotografia em razão do uso de novos dispositivos tecnológicos, a percepção sobre os diferentes regimes de visibilidade que a imagem fotográfica enseja e a discussão sobre a relação entre fotografia e memória na contemporaneidade. A matéria é ofertada nas quintas das 8 às 12h.

Tópicos Especiais em Comunicação (Semiologia do Espetáculo): a disciplina, ministrada pela professora Cida de Sousa, propõe o conhecimento sobre a natureza dos signos teatral e do cinema, os sistemas sígnicos verbais e não-verbal, e a utilização da Semiologia no trabalho de decifração dos discursos no teatro e no cinema. O estudante deve torna-se capaz, ao fim, de perceber o caráter polifônicos dos personagens e os significados dos diferentes signos no palco e na tela. A cadeira acontece nas quartas das 18h às 22h.