Estudantes de Jornalismo mapeiam pessoas em situação de rua

Discentes do quinto semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, para as disciplinas de Jornalismo na Internet e Telejornalismo, trabalhos sobre pessoas que vivem em situação de rua na cidade de Fortaleza. Os produtos são, respectivamente, um site e um Webdocumentário a respeito do tema. A equipe, formada por Caroline Rocha, Calebe Rodrigues, João Duarte, João Pedro Silva e Wanderson Trindade, escolheram trabalhar com o assunto há cerca de dois meses. Mapa Dentro do site, que ainda está sendo montado, os estudantes montam um mapa colaborativo de pessoas em situação de rua em Fortaleza. Sobre a orientação do professor Rafael Rodrigues, a ideia é garantir que o número é maior que os relatados por censos e pesquisas oficiais. Para o censo da população em situação de rua, em 2014, 1.718 pessoas estavam nessa situação na cidade. Com a colaboração da sociedade civil para o mapa, os resultados podem demonstrar que o índice é maior, indicando famílias e indivíduos em diversos locais do município. O esforço vale, ao menos, para que todos tenham ciência dos lugares onde, a noite, alguém estende o papelão e dorme. Visto que, durante o dia, essa população costuma ser mais dificilmente identificada. Para ajudar o mapa colaborativo situando onde você sabe que vivem pessoas em algum ponto, basta acessar o link. É possível também escrever para um membro da equipe identificado um local: carolinegrocha@outlook.com.br; rscalebe@gmail.com; joduarte44@gmail.com; peedrobriand@gmail.com e wandersontrindade01@gmail.com. “Esse registro é importante porque engaja as pessoas na causa da situação de rua. Se todo mundo ajudar, podemos provar que a internet pode servir para que quem quiser, possa ajudar essa população, que é vulnerável, e que pode estar tão perto”, garante a membro Caroline Rocha. O produto final, que trata-se do site “Além do Papelão”, bem como o mapa colaborativo em sua versão final tem lançamento na próxima sexta-feira (15), durante a última aula das disciplinas.