Painel sobre a democratização da comunicação e despedida do Gilvan marcam a aula de encerramento do

A última sexta letiva do ano, 8 de dezembro, foi marcada por dois eventos do Curso de Jornalismo no Auditório da Pós de História. Os pesquisadores Adilson Cabral (UFF) e Eula Cabral (Fundação Rui Barbosa) discutiram com docentes e estudantes sobre "Os desafios da democratização da Comunicação". Eula apresentou um panorama das comunicações no Brasil, marcada pela oligopolização do rádio e da TV que atingem todo território nas mãos de poucos grupos e pela concentração nas mãos de empresas estrangeiras do serviço de telecomunicação que cobre todo o país. Por isso, a pesquisadora defendeu uma urgente regulamentação da comunicação, através da mobilização popular.

Já Adilson mostrou as experiências dos vídeos comunitários à TV Comunitária nos canais a cabo. Ele apresentou também a possibilidade de um canal cidadão no TV Digital que pode ser solicitado pela Prefeitura ou Câmara e que possa ser administrado por movimentos sociais e ONGs. Segundo Adilson, o primeiro nesta modalidade está sendo inaugurado em Uberlandia. O pesquisador também defendeu a necessidade de uma nova Conferência Nacional de Comunicação para rever as dificuldades de avanço das decisões da anterior e reorganizar o movimento pela democratização da comunicação.

Despedida do Gilvan

Antes do painel, o servidor aposentado Gilvan de Jesus foi homenageado pelo Curso de Jornalismo. Os professores Ismar Capistrano, Elian Machado, Luís Sérgio, Ricardo Jorge e estudante Júlia Ionele recordaram suas vivências na coordenação do curso, onde Gilvan por quase 30 anos atuou como secretário. Ele ficou emocionado com a homenagem e desejou que sua dedicação ao curso seja seguida por professores e servidores. "Eu até hoje ainda durmo pensando no Curso", revelou. No final, uma placa de reconhecimento foi entregue para expressar o agradecimento de dicentes, docentes e técnicos.