• coordenacaojornali

Estudantes de Jornalismo da UFC produzem revista e documentário sobre microcefalia no Ceará

Há exatos dois anos, o Ministério da Saúde iniciava as investigações sobre o surto de microcefalia que tomava conta de alguns estados do Brasil, em especial Pernambuco. De lá para cá, muito se descobriu sobre a causa frequente da malformação e os governos municipais, estaduais e federal elaboraram políticas públicas a fim de atender às famílias que receberiam a notícia pelos diversos centros de atenção espalhados pelo País.

No Ceará não foi diferente. Ainda que o investimento do governo federal com relação à síndrome congênita do Zika vírus fosse abaixo do esperado, as esferas locais deram relativo suporte para os primeiros casos que surgiram. Policlínicas divididas de acordo com as macrorregiões de saúde do Ceará disponibilizaram serviço de diagnóstico para síndrome congênita e tratamento especializado, como a estimulação precoce, na intenção de minimizar os danos provocados pela síndrome.

Nesse contexto surgiu o projeto transmídia Macroamores, defendido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos agora jornalistas Marcelo Monteiro e Cadu Freitas no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho compreende uma revista educativa impressa e um documentário audiovisual que tentam dar conta do contexto relativo à microcefalia no Ceará e os efeitos causados por ela.

O projeto, de dez meses de apuração, traz consigo a Revista Com Ciência, baseada nos preceitos do jornalismo científico e responsável pela contextualização da microcefalia, e o documentário Macroamores, pontuando histórias de famílias de quatro diferentes municípios cearenses (Fortaleza, Várzea Alegre, Barbalha e Juazeiro do Norte) sobre o período em que um bebê com a malformação começou a fazer parte de suas vidas. A orientação foi da professora Naiana Rodrigues.

A Revista Com Ciência apresenta, além de pautas como a discussão científica com professores da UFC acerca do conceito de microcefalia, reportagens sobre dados e fatos históricos sobre a microcefalia; a estimulação precoce — mostrando a atuação do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) —; a atuação de municípios, estados e federação frente à microcefalia; as consequências psicológicas que uma gravidez pode acarretar à mãe e uma entrevista com Ana Carolina Cáceres, jornalista com microcefalia e ativista da saúde. Você pode conferir a Revista com Ciência neste link e o documentário Macroamores aqui.

Link para Revista Com Ciência: https://drive.google.com/file/d/0B5vk9abTjvYdLVNMZWtBUnNMU0U/view Link para documentário Macroamores: https://www.youtube.com/watch?v=Zy9RJiklHQ4 Contato: Marcelo Monteiro (99773-1633), marceloandrey.monteiro@gmail.com Cadu Freitas (99633-1833), carloseduardopfreitas@gmail.com Naiana Rodrigues (98811-3367), naianarodrigues@gmail.com Ou ainda pelo email: revistacomciencia.ufc@gmail.com