Liga​ ​Experimental​ ​e​ ​psicólogos​ ​juntos​ ​para​ ​reeducar​ ​conceitos​ ​sobre​ ​a​ ​depressão

Programa de Extensão promove ação para combater os números alarmantes relacionados à doença

A Liga Experimental de Comunicação promove, na próxima terça-feira, 03, uma mesa para esclarecer as inúmeras dúvidas e preconceitos acerca da depressão. O evento, realizado em apoio ao Setembro Amarelo, tem a participação dos psicólogos Júlia Shioga e Marco Aurélio Ribeiro, acontecendo às 18h. O debate ocorre no auditório da Pós-graduação de História, Centro de Humanidades II da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 121 milhões de pessoas sofrem de depressão. Apesar de ser uma doença grave, envolvendo falta de ânimo para viver, mudanças físicas como perda ou ganho de peso e até pensamentos e tentativas suicidas, cerca de 60 a 80% dos casos podem ser tratados com medicação e terapia.

No entanto, devido ao preconceito, falta de discussão e agravamento lento do estado, é comum que a depressão seja diagnosticada em um quadro já avançado. Com a sociedade não dando a atenção necessária para essa realidade, em apenas 30% dos casos os pacientes são tratados adequadamente. De acordo com a OMS, a cada 100 pessoas com depressão, 15 decidem acabar com a própria vida.

Segundo o site oficial do Setembro Amarelo, são 32 brasileiros que cometem suicídio por dia, taxa superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A OMS afirma que nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Porém, devido à falta de informações sobre o assunto, as pessoas não são capazes de identificar os sinais da doença, aumentando alarmantemente o número de mortes.

A depressão e o suicídio são problemas de saúde pública, mas debater o assunto ainda é um tabu. Como buscar ajuda quando ninguém parece entender o que você passa ou como entender o que você passa se existe um número insuficiente de informações sobre essa realidade? A falta de divulgação, de informações e de empatia isola as pessoas e agrava esse cenário já brutal. A Liga apoia o Setembro Amarelo e entende que é necessário reeducar conceitos.

Setembro​ ​Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população do mundo inteiro em relação a essa difícil realidade e os meios de combatê-la. Acontece desde 2015, sendo vinculada a setembro devido à comemoração no dia 10 deste mês do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A cor amarela é característica da campanha.

Liga​ ​Experimental​ ​de​ ​Comunicação

A Liga foi criada em 2007 como agência do curso de Comunicação Social da UFC. O programa de extensão apresenta um caráter pedagógico focando na interdisciplinaridade e aprendizagem de seus membros. Sempre apoiando causa sociais, a Liga age em prol da comunidade, trabalhando tanto com outros cursos de graduação quanto com ONGS, movimentos sociais e demais projetos da universidade, num formato de parcerias, além de desenvolver outras campanhas.

Serviço:

Mesa “Depressão: Reeducando Conceitos” da Liga Experimental de Comunicação da UFC

Dia: 03/10 Horário: 18h

Local: auditório da pós-graduação de história, centro de humanidades II (CH2)

Reprodução do release enviado pela Liga Experimental de Comunicação