Palestra discute internacionalização da Rede Globo em Portugal

A disciplina de Jornalismo Internacional recebe para uma palestra e bate papo, via Skype, dia 31 de agosto, quinta-feira, às 9h, no audiovisual A, direto de Lisboa, o jornalista e investigador brasileiro Élmano Ricarte, doutorando em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Humanas-Universidade Católica Portuguesa para falar sobre a Globo Portugal.

No cenário midiático brasileiro, o Grupo Globo, possui liderança com empresas de comunicação como imprensa escrita e digital, rádio, televisão, editora de livros, gravadora musical etc. Porém, o Grupo Globo não limitou a atuação apenas no mercado brasileiro. Seu processo de internacionalização inicia-se oficialmente em 1999 com a TV Globo Internacional.

A palestra de Élmano Ricarte discute e descreve o percurso histórico de internacionalização da empresa midiática Rede Globo, em especial, em Portugal.Com o objetivo de compreender como ocorre tal percurso, ele mapeou a atividade da empresa (programação e distribuição) a partir de seus meios de comunicação oficiais e realizou entrevista com o Diretor de Jornalismo da Globo Portugal, Ricardo Pereira.

A expansão do Grupo Globo tem configurando-se como forma de empreendimento, buscando atingir padrões alcançados no Brasil. A pesquisa, realizada em parceria com a professora Maria Érica (JOR-UFC), que desde 2012 participou da inauguração da sede da Globo em Lisboa e pesquisa sobre este tema no âmbito da comunicação internacional, terá seus resultados apresentados no XV Congreso de la Asociación de Historiadores de la Comunicación (Ibercom).

A entidade espanhola que este ano terá seu congresso realizado na Universidade do Porto, Portugal, em setembro, congrega pesquisadores latino-americanos, caribenhos, espanhóis e portugueses. A programação do Congresso oficial encontra-se na página: https://xvcongressoahc2017.up.pt/. A palestra está aberta para todos os estudantes do curso de Jornalismo e não apenas para os regularmente matriculados na disciplina de Jornalismo Internacional. Participe!!!!

Comece a escrever seu post aqui. Você pode inserir imagens e vídeos ao clicar nos ícones acima.