Comunicação pública é tema de debate

Os desafios e os avanços da Comunicação Pública na construção da democracia. Este é o tema da aula de abertura do semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O assunto será discutido num painel que reunirá, na quinta, dia 17 de agosto, às 16h, no auditório José Albano do Centro de Humanidades, o diretor da TV Ceará (estatal), Adriano Muniz, e o doutor em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Fonseca.

Segundo o professor Edgard Patrício, que ministrará a disciplina de Comunicação Pública no curso e mediará o painel, este debate atualmente se torna fundamental. “No momento que o público se confunde com o privado, principalmente nos detalhes dos movimentos de corrupção que enfrentamos, a discussão da comunicação pública vem no sentido de qualificar as definições do público. E quando nós entendemos a comunicação como um direito humano, mais ainda esta discussão se faz necessária”, afirma.

A aula é aberta ao público com a participação limitada à capacidade do auditório. Não é necessário inscrição prévia.

Início do semestre

O semestre letivo começa no dia 16 de agosto, mas os ingressantes dos cursos de Comunicação Social serão recepcionados na dinâmica de “adoção do bichos” na segunda dia 14. O objetivo é que os calouros sejam apresentados ao curso pelos estudantes do segundo semestre. No dia 16, às 9 horas, a apresentação formal acontece num encontro com os ingressantes com a coordenação às 9 horas na sala Audiovisual A. Nas manhãs de quinta e sexta, 17 e 18, o Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PET COM) realiza oficinas de introdução à comunicação visual e audiovisual.

A confirmação de matrícula dos ingressantes aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto na Coordenação do Jornalismo. O coordenador Ismar Capistrano desejou as boas-vindas a todos e todas e incentivou o engajamento não só no ensino, mas na extensão e pesquisa do curso.

Fotos: João Victor (2SJOR)