Prêmio Jovem Jornalista seleciona equipe da UFC

O Projeto Flor do Mandacaru idealizado por uma equipe de estudantes do Curso de Jornalismo da UFC foi selecionado na 9ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco do Instituto Vladimir Herzog. A proposta de revista com temática sobre coletivos de jovens mulheres feministas foi desenvolvida pelas estudantes do primeiro semestre Marcela de Castro Tosi, Beatriz Rabelo Cavalcante e Dominick Maia Alexandre sob a orientação da professora Naiana Rodrigues.

A equipe deverá realizar as pautas da revista entre julho e outubro de 2017. Professora e estudantes realizaram, nesta terça, dia 25, a primeira reunião de planejamento. Nesse primeiro encontro, foram debatidas as pautas e as inspirações para o projeto gráfico. "Em suma, planejamento o processo de pesquisa, que consiste em uma das etapas da apuração jornalística", explicou a professora Naiana Rodrigues. As estudantes terão um mês para apurar casos de violência contra mulheres jovens, mapear coletivos feministas com participação de jovens e estudar sobre feminismo e movimentos sociais para elaborar as notícias no formato de perfil, reportagem e entrevista.

A apresentação oficial de todos os trabalhos selecionados acontecerá no dia 31 de outubro, durante a Roda de Conversa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em São Paulo. O objetivo do Prêmio é oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pel

a organização do Prêmio.