Oficina capacita radialistas de Tabuleiro do Norte para a produção de notícias

Os radialistas da rádio comunitária Nativa FM de Tabuleiro do Norte participaram da Oficina Rádio Cidadão. A capacitação reuniu 15 comunicadores nos dias 21 e 22 de julho na Associação dos Agentes de Saúde desta cidade. Além de discutirem as características do rádio, aplicadas a sua realidade, os participantes refletiram sobre a produção de notícias, os formatos jornalísticos e a entrevista.

A partir da capacitação, os radialistas foram convidados a produzir informações jornalísticas voltadas para temáticas relacionadas à cidadania e à educação. O Portal Notícias Periféricas, que está em construção, compartilhará estas produções junto com outras de estudantes de jornalismo, de jornalistas e de comunicadores populares.

O professor Ismar Capistrano que facilitou a Oficina se surpreendeu com o engajamento e a habilidade dos participantes. “Eles produziram várias notícias interessantes sobre o trânsito em Tabuleiro, a Romaria de Nossa Senhora da Saúde, o Cordel nas Escolas e a reciclagem do lixo”, afirmou. Ao fim da Oficina, além de assumirem o compromisso de produzir para o Portal, os participantes avaliaram a capacitação.

Segundo Marcos Maciel, apresentador dos programas Café com Notícias e Sarau da Nativa FM, o curso foi uma oportunidade de aprendizagem ímpar. Já Leidianny de Oliveira, secretária da emissora, lembrou a necessidade de constantemente os comunicadores se reciclarem. Os estudantes do curso de Jornalismo, Letícia do Vale e Wellber Teixeira, e a aluna da Publicidade e Propaganda, Jordana Silva, também participaram da Oficina.

A capacitação foi uma iniciativa do Projeto de Apoio à Comunicação Alternativa, Cidadã e Comunitária (Cacco), que faz parte do Programa Liga Experimental dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Esta é a segunda Oficina realizada neste ano. Em fevereiro, os jovens da Escola do Assentamento 25 de Maio em Madalena participaram do curso.